O Programa Cinema do Brasil participará do Festival Internacional de Cinema de Berlim levando uma delegação de representantes de 20 produtoras nacionais. As empresas participarão do European Film Market, de 11 a 17 de fevereiro, com objetivo de fechar parcerias para coprodução e distribuição de seus projetos.
Este ano, o Cinema do Brasil também firmou uma parceria com o Co-Production Market, mercado de coprodução realizado dentro do festival que atrai anualmente cerca de 500 profissionais da Indústria Audiovisual de todo o mundo. Para 2010, foram selecionados projetos de 22 países, incluindo o brasileiro “Meu Pé de Laranja Lima”, dirigido por Marcos Bernstein e produzido por Kátia Machado, da Pássaro Filmes. Também estarão presentes nas Mesas de Negociações como produtores seniores: João Roni (Ocean Films), Paula Cosenza e Denise Gomes (Bossa Nova Filmes) e Sara Silveira (Dezenove Som e Imagem).
Entre as ações do Co-Production Market, serão realizadas algumas mesas de discussões sobre vários países. A Country-Table do Brasil, que apresentará o mercado nacional, será realizada no dia 14, conduzida por Paula Cosenza (Bossa Nova Filmes) e Marília Perracini (Cinema do Brasil). Ainda em função da parceria entre o Cinema do Brasil e o Berlinale Co-Production Market, também estarão participando do evento, como observadores, cinco produtores brasileiros: Rubens Rewald (Confeitaria de Cinema), João Figueira (Tatu Filmes), Patrick Leblanc (Superfilmes), Isa Albuquerque (Íris Cinematográfica) e Ailton Franco (Franco Produções).
Ainda estão programados alguns eventos de networking. No dia 13, haverá um jantar no estande do programa organizado com a Catalan Films y TV para marcar a escolha do Brasil como o país-foco da Catalunha e dar início às atividades que serão realizadas nos dois países. Também participam do jantar alguns produtores da região do Lazio, na Itália. No dia 14, o programa realiza uma festa para convidados brasileiros e internacionais presentes no Festival; no dia 15, um coquetel celebra a parceria entre o Cinema do Brasil e o Co-Production Market e, no dia 16, será realizado um encontro de coprodução entre empresas brasileiras e madrilenhas a convite do Madrid Film Comission e da PromoMadrid.
Fonte: Tela Viva