No último sábado (18/8) aconteceu a cerimônia de premiação do 40º Festival de Gramado. O vencedor do Kikito, troféu tradicional do Festival de Gramado, na categoria de longa-metragem brasileiro, foi o filme “Colegas”, do paulista Marcelo Galvão. Os três protagonistas da obra, Breno Viola, Rita Pokk e Ariel Goldenberg, receberam também o Prêmio Especial do Júri. O filme venceu também na categoria Melhor Direção de Arte.
O público deu o prêmio de Melhor Filme Júri Popular para “O som ao redor”, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, que recebeu também o prêmio de Melhor Diretor e Melhor Desenho de Som. “Jorge Mautner: o filho do holocausto” de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt, foi o vencedor das categorias de Melhor Fotografia, Montagem e Roteiro.
“O Som ao Redor” foi escolhido o Melhor Longa Brasileiro pelo Júri da Crítica, enquanto o Melhor Curta-Metragem foi “Menino do Cinco”, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, que também ganhou o Prêmio Canal Brasil e os prêmios em quatro categorias dentro da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens: Melhor Filme, Melhor Filme segundo o júri popular, Melhor Ator e Melhor Roteiro.
Outro curta-metragem que se destacou foi “Casa Afogada”, de Gilson Vargas, que recebeu os prêmios de Melhor Desenho de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Diretor.
O vencedor na categoria Longa-metragem Estrangeiro, de acordo com o júri de críticos, foi “Artigas, la Redota”, do uruguaio radicado no Brasil César Charlone. Charlone e sua equipe também venceram nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Ator e Melhor Diretor, além de menções honrosas em Direção de Arte e Trilha Sonora. O cubano Eduardo Del Llano Rodríguez recebeu o prêmio de Melhor Roteiro por “Vinci”.
Para conferir a lista completa dos vencedores em cada categoria, acesse o site www.festivaldegramado.net.