O colombiano José Roca, 47, foi escolhido curador-geral da 8ª Bienal do Mercosul, prevista para acontecer entre setembro e novembro de 2011.
Atualmente, Roca está à frente de um grande projeto de exposição de artes gráficas contemporâneas na Filadélfia, a Philagrafika.
Nascido em Barranquilla, na Colômbia, Roca é formado em arquitetura pela Universidad Nacional de Colombia e tem especialização em Estudos Críticos, cursado na Whitney Independent Study Program, em Nova York (EUA), e mestrado em Design e Gestão de Edificações Culturais pela Ecole dArchitecture Paris-Villemin, de Paris (França).
Durante uma década, o novo curador dirigiu o programa artístico do Banco de La República em Bogotá, transformando-o em uma das mais respeitadas instituições no circuito da América Latina.
Roca foi também co-curador da I Trienal Poli/gráfica em San Juan/Puerto Rico (2004), da 27ª Bienal de São Paulo/Brasil (2006), do Encuentro de Medellín MDE07 (2007) e da Cart[ajena], uma série de intervenções urbanas em Cartagena/Colômbia (2007), além de ter participado do Júri da 52ª Bienal de Veneza, também em 2007.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra.
*Fonte: Folha de S. Paulo