A Comissão de Educação e Cultura aprovou no dia 28 de setembro a extensão do direito de administrar rádios comunitárias às comunidades indígenas e quilombolas reconhecidas pelo Poder Público.

O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática ao Projeto de Lei 2490/07, do deputado Eduardo Valverde (PT-RO). O texto original beneficia apenas os indígenas.

Na opinião do relator, deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS), a medida é importante para promover a “coesão social e a preservação dos valores dessas comunidades, que tanto carecem de instrumentos para a proteção de sua arte, cultura e tradição”.

Peculiaridades

Pela proposta, as comunidades atendidas devem utilizar o serviço de radiodifusão para promover:

– o respeito às peculiaridades inerentes à condição dos indígenas;

– a coesão das comunidades indígenas, os seus valores culturais, tradições, usos e costumes;

– a cooperação, o espírito de iniciativa e as qualidades pessoais do índio, tendo em vista a melhoria de suas condições de vida e a sua integração no processo de desenvolvimento;

– as manifestações culturais e artísticas;

– valores éticos e da família;

– tradições;

– liberdade de expressão;

– integração;

– desenvolvimento econômico dos quilombolas; e

– desenvolvimento das comunidades rurais.

O substitutivo aprovado também determina que o Poder Público deve promover o desenvolvimento da radiodifusão comunitária no meio rural. Para isso, poderá estabelecer rito simplificado de tramitação dos processos de concessão em comunidades comprovadamente carentes.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e foi aprovado em 2008 pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias; em abril deste ano, foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Agora, o projeto encontra-se na Comissão Constituição e Justiça e de Cidadania, onde já tem parecer favorável do relator, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA).

Fonte: Agência da Câmara


contributor

Repórter. Escreve sobre pessoas, convergência e cultura.

3Comentários

  • Ana Carla, 8 de novembro de 2009 @ 11:01 Reply

    Prezados

    É um imenso prazee verificar sites de conteudo como este.

    Parabens por este espaço, rico de novidades e informações, e gostaria de convidar-lhe a visitar o meu blog, que criei recente, simplório, mas voltado tb as causas do turismo e da cultura na Bahia.

    Um abraço!

    Ana Carla
    http://www.festasdabahia.blogspot.com
    acnpereira@hotmail.com

  • Márcio Ramos, 9 de novembro de 2009 @ 15:12 Reply

    Luana tudo bem? Gostaria de ver um ensaio que fiz dos assentamentos em Bonito que para minha surpresa e alegria estavam sendo relocados para um bairro residencial? Fiz ensaio, mandei carta para o prefeito dizendo que a minha preocupação agora era com a adaptação das pessoas em novo bairro residencial. Bem trabalho para a ONG Um teto para meu Pais como voluntario (www.umtetoparameupais.org.br) e quem sabe atraves deste ensaio ou de seus contatos não podemos encontrar parceiros por ai? Adoraria levar a ONG para outros Estados brasileiros. O Palmerio e o Myltainho realmente são da pesada!!!

    Putabraço!

    Márcio Ramos.

    ah preciso de seu emeio para enviar ensaio

    • Luana Schabib, 10 de novembro de 2009 @ 9:18 Reply

      Oi Márcio!!

      eu quero ver o ensaio sim! Foi em Bonito, MS? massa!
      vamos conversar meu email é lua.schabib@hotmail.com

      Abração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *