Projeto cria webcomunidade para compartilhamento de conteúdo e promove o intercâmbio entre alunos e professores de várias regiões de Minas Gerais. Até o dia 10 de dezembro estudantes podem publicar no portal do projeto trabalhos de sua autoria feitos com celular em forma de vídeo, fotografia, áudio, texto ou animação.

Promover o uso do celular como ferramenta cultural e pedagógica é o objetivo do projeto Minha Vida Mobile, lançado no mês de outubro por meio de seu  portal, com patrocínio da Vivo, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Idealizada por educadores e profissionais da área da comunicação, a iniciativa abrange um concurso cultural e a criação de uma “webcomunidade” interativa, para compartilhamento de conteúdo produzido com as tecnologias móveis. Esta plataforma virtual também servirá para professores e escolas do Estado utilizarem diferentes metodologias de ensino e avaliação escolar com a apropriação das novas mídias. Oficinas de vídeo, áudio e fotografia em colégios da capital e do interior serão ministradas durante o mês de outubro.

O projeto busca promover a sinergia entre cultura, tecnologia e educação, além de incentivar a reflexão sobre o papel do celular na vida cotidiana, na inclusão digital, nos processos de comunicação e o seu impacto na educação. Por meio de ações diversificadas, a iniciativa pretende apontar caminhos para que os estudantes exerçam as habilidades de interpretação, síntese, criatividade, pesquisa e construção de linguagens artísticas. O objetivo também é democratizar a produção e o acesso aos conteúdos audiovisuais, através de uma “inclusão criativa” e inovação no saber.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site da Minha Vida Mobile, até o dia 10 de dezembro, e poderão participar com trabalhos feitos com celular em forma de vídeo, fotografia, áudio, texto ou animação. A escolha do tema é livre e valem trabalhos individuais ou em grupo. Os participantes serão avaliados por uma curadoria especializada, convidada pelo projeto, e os selecionados participarão de um DVD coletânea, uma mostra itinerante, que passará por escolas de várias cidades mineiras, como BH, Tiradentes, Betim, Juiz de Fora, Contagem e Ouro Preto, e um catálogo de fotos. Além disso, seus autores concorrem a prêmios como kits culturais e equipamentos para estimular a produção de novos conteúdos. O resultado da curadoria será divulgado no dia 17 dezembro, no portal Minha Vida Mobile.

Webcomunidade
Com conceito de interação entre os usuários, a webcomunidade do portal Minha Vida Mobile funciona como uma galeria de arte virtual, livre e democrática. O estudante se cadastra, monta seu perfil e passa a compartilhar com outros usuários conteúdos de sua autoria em formato de vídeo/animações, foto/ilustrações ou áudio/músicas. Dessa forma, a comunidade promove o intercâmbio de experiências entre jovens de várias regiões do estado, tendo como eixo a assimilação das tecnologias e a construção de conhecimento.

Na sala de aula
A iniciativa também conta com um portal que tem como objetivo se tornar um importante instrumento de adequação das novas mídias ao processo educacional. Através de treinamentos específicos, escolas e professores do Estado utilizarão este espaço para o ensino e a avaliação. Os trabalhos publicados poderão ser a “tarefa de casa” dos alunos, estimulada pelo professor, que terá mecanismo para fazer avaliações online e dar notas, assim como em uma tradicional prova escrita. Professores e escolas também concorrerão a prêmios.

Além disso, o projeto também conta com oficinas ministradas no formato de “vivências criativas” nas escolas do ensino médio, com a participação dos alunos, professores, funcionários e direção. Durante essas atividades, são passadas noções sobre vídeo, fotografia, áudio e produção de conteúdo com o celular. Em seguida, todos colocam a mão na massa para produzir os trabalhos escolares usando o celular (emprestados pela produção ou dos próprios participantes).

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *