Depois de morar em Barcelona, Paris e nos Estados Unidos, onde os centros culturais são grandes espaços de encontros, Paola Caiuby concluiu que nem sempre a pauta cultural paulista é bem aproveitada. De volta ao Brasil, ela resolveu criar, junto com Manuela Colombo, o projeto Conexão Cultural.

Paola é uma das participantes do reality show colaborativo Empreendedores Criativos, que teve sua primeira edição neste ano, com patrocínio do banco Santander.

“Existem grandes artistas e projetos que nascem nessa metrópole. O Conexão está aí para juntar essas ideias. Formando novos grupos, ocupando espaços, democratizando a cultura, disseminando a arte, se tornando um provedor de acesso e conteúdo”, diz Paola.

O objetivo é integrar cultura no dia a dia das pessoas, e aproximá-las dos espaços culturais e públicos, oferecendo novas dinâmicas de sociabilização, valorizando a troca de experiências, estimulando a subjetividade e a criatividade das pessoas.

Se está dando certo? “Desde que começamos, recebemos muitos voluntários que querem participar do projeto Conexão Cultural. Até currículos estamos recebendo! Com o boom das redes sociais, aumentou a vontade de várias pessoas de interagir e escrever sobre cultura. Outro ponto que ajudou muito é o conteúdo e a ideia de conectar com outras culturas. Recebemos muitos elogios sobre isso.”

O baixo custo para desenvolver e manter o site facilitaram o início do projeto, mas Paola acredita que para crescer e virar uma grande rede, ele precisará de patrocínio e/ou publicidade. “Para que nossa rede seja ampliada e remunerada pelo seu trabalho”, diz.

MBA Cultural – Para Paola, participar do Empreendedores Criativos foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. “Para mim foi um MBA cultural, um grande processo de formação. Ajudou a entender mais sobre a indústria criativa, sobre como funcionam os processos de leis de incentivo, patrocínio, financiamento, como posicionar a sua marca no mercado e também me posicionar como empreendedora criativa. A transformação das ideias em modelos de negócio, o posicionamento nas redes sociais, e até mesmo o famoso tema tabu: Como viver de Cultura?”, explica.

A partir das palestras, ela conseguiu estruturar melhor a ideia. “Agora temos um cronograma de ações e metas de curto, médio e longo prazo. E outro ponto fundamental foi a rede que construímos ao longo do processo e os contatos.”

Também foi no Empreendedores Criativos que surgiu a ideia de partir para o tão falado atualmente “financiamento coletivo”, para tentar viabilizar mais uma ação do Conexão Cultural. “Foi na palestra do Reinaldo Pamponet, sobre Crowd Economy. Como queremos trazer as pessoas para perto da cidade através da arte, esse modelo de crowdfunding pode ser um começo para essa conquista. Outro motivo foi a acessibilidade, queremos que o evento seja gratuito, então para que isso aconteça, precisamos de uma pequena contribuição de todos”, argumenta.

A proposta é realizar, no dia 25 de janeiro de 2012 o evento “Conexão Cultural São Paulo”, com música ao som da banda 5 à Seco, exposição de fotos de seis artistas com olhares distintos sobre a cidade, exposições e interação dos artistas Mundano, JP e Cela Luz, e um menu gastronômico do restaurante do MIS. Clique aqui para apoiar.

Paola lembra que um estudo do Ipea, de 2012, aponta que 4% da população frequentam museus e espaços culturais uma vez por mês. “Não temos o hábito de ver esses espaços como lugares para socializar e passar uma tarde, ou até mesmo um dia inteiro. Foi ai que surgiu a ideia de trazer uma curadoria inovadora para espaços culturais e museus. Através de um olhar criativo, integrando diversas formas de arte (música, gastronomia, circo, literatura, fotografia, dança) com a programação desses espaços, aumentando assim o fluxo de pessoas e construindo uma maior democratização, ampliação, expressão da cultura.”

Futuro – Segundo Paola, o projeto Conexão Cultural será desenvolvido por fases. Em um ano a meta é ter realizado de 5 a 10 eventos itinerantes, aumentar a rede de colaboradores e o acesso ao site e às redes sociais.

Em 5 anos, além da plataforma online já consolidada – com aplicativos e uma grande rede de colaboradores mundiais –, a plataforma itinerante já bem desenvolvida e estando presente não só em São Paulo, mas pelo Brasil todo, o Conexão Cultural também deve ter seu espaço físico, um “Hub Cultural”. “A proposta é formar uma comunidade, onde os empreendedores e apreciadores culturais criativos, engajados com o social e com a cidade, vão encontrar espaço para a arte, em todas as suas formas (música, gastronomia, circo, literatura, fotografia, dança). Em dez anos o Conexão será a referência em integração, um dos maiores polos de desenvolvimento de iniciativas, projetos, negócios na área da cultura e da economia criativa”, visualiza Paola.

Para saber mais, acesse o site www.conexaocultural.org.


Jornalista, foi diretora de conteúdo e editora do Cultura e Mercado de 2011 a 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *