Mais de 150 representantes ligados a movimentos, redes e instituições teatrais de todo o país estiveram reunidos neste final de semana (dias 26 e 27 de março), em Osasco (SP), para o Congresso Brasileiro de Teatro (CBT). Os participantes do evento aprovaram uma carta que contém diversas decisões de interesse da classe. Um dos itens do documento revela o interesse da categoria pela aprovação imediata do Projeto de Lei nº 6.722/2010, que institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (ProCultura).
O objetivo central do CBT foi discutir questões urgentes da categoria para os próximos anos, incluindo a necessidade de implantação de um programa nacional de fomento ao teatro: o Prêmio Teatro Brasileiro. A carta foi entregue à ministra Ana de Hollanda e ao presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Antonio Grassi, no encerramento do congresso.
A criação do Programa Prêmio Teatro Brasileiro – a ser definido em regulamento – está mencionada no artigo 66 do Procultura. O objetivo é fomentar núcleos artísticos teatrais com trabalho continuado, produção de espetáculos teatrais e circulação de espetáculos ou atividades de teatro.
Na carta aprovada pelos congressistas também está inserida a necessidade de execução, por parte da Funarte, dos editais relacionados ao Fundo Setorial de Artes Cênicas.
A plenária aprovou a data de 27 de março como o Dia Nacional de Mobilização do Teatro. Também ficaram marcadas as datas de realização do 2º CBT: será em Brasília, de 6 a 8 de abril de 2012.
Ana de Hollanda, que já foi secretária de Cultura do município de Osasco, se entusiasmou com a realização do encontro, que não acontecia desde 1979. “Vim a Osasco participar desse Congresso, por gratidão. Devo muito a essa cidade. Aqui comecei a aprender o que é a gestão da Cultura. Foi aqui que aprendi como se faz cultura: é dialogando”, enfatizou.
Mais informações no site www.cooperativadeteatro.com.br.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do MinC