O mercado de vídeos online cresceu 18% no Brasil em 2012, segundo levantamento da agência de pesquisa comScore. Foram 129,3 vídeos assistidos pela internet por cada espectador.
“É um ótimo crescimento, e ainda há mais espaço para crescer. Não acho difícil que o Brasil esteja no nível global no próximo ano”, afirmou o gerente geral da comScore para o Brasil, Alex Banks, ao site Tela Viva. Ele destacou o aumento no consumo de vídeos do Facebook, Yahoo e R7 no país, bem como de canais que atuam dentro do YouTube, como Warner Music e TV Bandeirantes.
O YouTube (Google) continua sendo a principal plataforma na web, com 38,922 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2012. O Vevo, plataforma do Google dedicada somente a vídeos musicais, ficou em segundo lugar com 17,667 milhões de visitantes no período. Em terceiro veio o Facebook (17,504 milhões), com um crescimento de mais de 400% em relação ao mesmo mês em 2011. Ainda considerando a audiência total em visitantes únicos, aparecem Globo (14,893 milhões), Viacom Digital (8,423 milhões), Auditude (7,782 milhões), UOL (6,463 milhões), Yahoo! (6,214 milhões), Terra (4,071 milhões) e R7 (3,692 milhões).
Reality online – A internet tem se tornado um canal de distribuição tão importante, que o empresário norte-americano Simon Cowell, criador dos principais reality shows que buscam novos talentos na TV, como o American Idol e o The X Factor, lança nesta quarta-feira (20/3), em parceria com o YouTube, um programa que vai buscar o novo talento da web.
A competição transmídia acontecerá ao longo de um ano pelo canal Your Generation TV. A cada duas semanas será escolhido um finalista, que além de receber um prêmio estará no grand finale do programa. Pessoas de 26 de países, incluindo o Brasil, podem participar da disputa basta fazer o upload de um vídeo, escolhendo a categoria em que quer entrar.
O primeiro episódio do programa vai ao ar às 16h, no canal do YouTube.
*Com informações dos sites Tela Viva e YouPix