O Google divulgou relatório de transparência no qual expõe os esforços do site no combate à pirataria. O documento mostra quantos endereços eletrônicos foram removidos do mecanismo de busca, quem mais pede por remoção de resultados e por qual motivo. O relatório já existe há dois anos mas, até então, falava apenas de remoção de conteúdo por pedidos governamentais.

Ao todo, foram feitos 1.246.713 pedidos de remoção apenas no último mês. A Microsoft é a principal empresa a fazer os pedidos, com 536.716 endereços bloqueados. Os principais alvos são os sites de compartilhamento de arquivos, como FilesTube, 4Shared e sites de torrent. O Google garante que 97% do conteúdo pedido para ser removido foi tirado do mecanismo de busca desde dezembro de 2011.

“Como o relatório indica, o número de pedidos está crescendo rapidamente”, afirmou um representante da empresa. “Atualmente não é incomum recebermos 250 mil pedidos por semana, que é mais do que detentores de direitos autorais pediam em 2009. Apenas no mês passado foram cerca de 1,2 milhão de pedidos por mais de 1 mil detentores de direitos.”

Os números são referentes apenas ao mecanismo de busca do Google, sem incluir os pedidos no Blogger e no YouTube, que também têm páginas e vídeos tirados do ar por violar direitos autorais de terceiros.

O relatório de transparência está disponível aqui.

*Com informações do site Olhar Digital


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *