Acontece nesta terça-feira, dia 18, na UCAM – Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, o “Encontros com a Cultura” com o tema da Cultura Digital – a produção da periferia.
Acontece nesta terça-feira, dia 18, na UCAM – Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, o “Encontros com a Cultura” com o tema da Cultura Digital – a produção da periferia. O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Gestão Cultural, abordará questões sobre a Tecnologia Digital atuando no processo de inclusão social, através das experiências de representantes de ONGS, que atuam, de maneira criativa e multiplicadora, nesta vertente.
Anderson Quak, coordenador do núcleo de audiovisual do CUFA (Central Única das Favelas) da Cidade de Deus, que produz filmes e oferece cursos para moradores ou não da favela, estará presente no encontro e afirma a necessária continuidade das ações além da práxis e dos discursos assistencialistas.
Também convidado, Marcus Faustini, cineasta e documentarista, que desenvolveu o projeto Reperiferia em 2004, visando a necessidade de uma expressão estética e econômica da periferia da cidade e um projeto pedagógico com foco de ação em práticas culturais para a juventude, através de oficinas de cinema, música e teatro. Para o cineasta, a favela não é um problema, ela foi uma solução encontrada para a falta de planejamento e o crescimento das cidades. O problema é a ausência de políticas públicas sociais e divisão do Rio de Janeiro em dois mundos.
A ong Spetaculu que tem como prioridade “compartilhar o conhecimento para diminuir o abismo da exclusão social no Brasil”, estará representada por Mozart Costa. A instituição carioca oferece oficinas de carpintaria teatral, iluminação cênica, interpretação, expressão oral e escrita. Formada por quatro amigos, entre eles Marisa Orth, a ong tem suas ações patrocinadas pelo Instituto Ayrton Senna e apoio da UNESCO. Além de já possuir participações de seus alunos em produções como o Canal Mulstishow e Xuxa Produções.
Eliane Costa, gerente de patrocínio da Petrobrás (a maior investidora de cultura do Brasil), será a mediadora deste “Encontro com a Cultura”, às 19h, desta terça, no Salão Marquês de Paraná, rua da Assembléia, 10 ( 42° andar), no centro do Rio de Janeiro. Tel: 2531-2000 ramal 289/256.
A Associação Brasileira de Gestão Cultural é uma ONG que objetiva estimular a formação e o aprimoramento do conhecimento acadêmico e empírico nas áreas de Produção, Gestão e Marketing Cultural e Social, através de projetos como cursos presenciais e virtuais, de extensão, pós-graduação e in company, mediante parcerias e convênios com universidades, instituições e empresas.
A Universidade Candido Mendes, instituição centenária e referencial de ensino no país, é conveniada com a Associação Brasileira de Gestão Cultural, através do Programa de Estudos Culturais e Sociais, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, para a realização e certificação dos cursos de pós-graduação e de extensão acadêmica. O evento do dia 18 faz parte do módulo VI “Cultura e Tecnologia’ do MBA em Gestão Cultural coordenado pela professora Eliane Costa.
1Comentário