Livro traz um panorama crítico com dados e pesquisas abordando a questão do desenvolvimento cultural em diversos aspectos
No próximo dia 7 de outubro, segunda-feira, será lançado em São Paulo a terceira edição do livro Mercado Cultural, de Leonardo Brant. Revisada e ampliada, esta nova edição tem 24 páginas a mais que a anterior. O livro é dividido em duas partes: “Quadro Crítico” e “Apontamentos para gestão, formatação e venda de projetos”, com reflexões sobre as questões complexas que envolvem a cultura. O desenvolvimento da cultura pelos diversos agentes de sua cadeia produtiva está dentro da atuação profissional do autor.
Brant trabalha a questão do desenvolvimento cultural sob diversos aspectos, das políticas culturais, do investimento privado em cultura, da responsabilidade social e das técnicas de gestão e comercialização de projetos e programas de cultura, além de apresentar e analisar dados da economia do setor e da exclusão cultural, apontando os problemas de distribuição geográfica dos recursos e equipamentos culturais.
Crítico do atual quadro de utilização das leis de incentivo à cultura, o autor aponta caminhos para desenvolvimento da lei e elementos urgentes para que ela seja utilizada como importante vetor de transformação social e de cultura empresarial. Segundo Brant, as leis deveriam fazer parte de uma orientação política estabelecida, ao invés de servir exclusivamente a interesses de marketing empresarial.
A indústria cultural é o principal setor produtivo dos Estados Unidos; no Brasil, ela movimenta cerca de 1% do PIB. Contudo, as informações econômicas e as diversas disparidades existentes no trato do assunto por autoridades e profissionais do ramo desse importante setor nunca estiveram reunidos por outra publicação antes.
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