A Faculdade de Economia da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) abriu inscrições para as novas turmas dos cursos de pós-graduação à distância em Gestão Cultural, Gestão de Patrimônio Cultural Imaterial e Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos.
Profissionais graduados (bacharelado ou equivalente) podem se inscrever na modalidade pós-graduação, e interessados que não possuam diploma de graduação podem participar da modalidade extensão.
Voltada para artistas, produtores, comunicadores, técnicos, pesquisadores, acadêmicos, designers e outros interessados na gestão ligados às artes e cultura, a pós em Gestão Cultural contribui para a formação de profissionais que queiram desenhar, gerir e administrar projetos socioculturais e artísticos.
Envolve material teórico sobre diferentes temáticas vinculadas à gestão do setor, com módulos que incorporam ferramentas práticas e a análise de casos relevantes no contexto latinoamericano.
O plano de estudos envolve: Sociologia da cultura; Políticas culturais; Economia e desenvolvimento cultural; Gestão de espaços culturais; Gestão de patrimônio; Desenho de Projetos; Comunicação e marketing cultural; entre outros.
O corpo docente traz, entre outros especialistas, os argentinos Silvina Freiberg, Mónica Lacarrieu, Alejandro Gómez, Valeria Larrart, Cintia Mezza, Alejandro Piscitelli, Ariel Stolier, Ana Wortman e Rodrigo Alonso; o brasileiro Alfredo Manevy; o espanhol Ángel Mestres; a costa-riquenha Sylvie Durán; a australiana Annamari Laaksonen; o equatoriano Ramiro Noriega Fernández; e o norte-americano George Yúdice.
São 300 horas/aula no curso, que tem início no dia 13 de abril e segue até o mês de dezembro. Clique aqui para mais informações.
Patrimônio – O curso Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial propõe ferramentas teóricas e práticas para a análise, reflexão e estudo do patrimônio imaterial, como também para o desenho e desenvolvimento de projetos, planos e/ou programas especiais de salvaguarda.
Voltado a antropólogos, sociólogos, historiadores, comunicadores, historiadores da arte, arquitetos, urbanistas, pesquisadores, gestores públicos e privados e interessados em geral.
O plano de estudos aborda: Políticas culturais e patrimoniais; Participação comunitária; Turismo; Perspectivas urbanas e socioculturais; Desenho e gestão de projetos culturais.
Entre os professores estão: Lucía Durán (Ecuador), Silvina Freiberg (Argentina), Mónica Lacarrieu (Argentina), Silvia Martínez (Perú), Adriana Molano (Colombia), Marian Moya (Argentina), Jordi Tresserras (España) e Frédéric Vacheron (Uruguay).
As aulas acontecem de abril a dezembro de 2016, totalizando 300 horas. Clique aqui para mais informações.
Cidades criativas – Já o curso Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos tem como objetivo promover a análise crítica e a reflexão sobre a economia criativa como estratégia de desenvolvimento para cidades, comunidades e empreendedores de diversas atividades com base na cultura e na criatividade.
O plano de estudos envolve, entre outros assuntos: Cultura, criatividade e urbanismo; Criatividade e inovação para o desenvolvimento de empreendimentos culturais; Espaços e clusters criativos; Gestão do turismo criativo; Desenho e gestão de projetos.
O corpo docente é formado por Altair Assumpção (Brasil), Luiz Custodio (Brasil), Sylvie Durán (Costa Rica), Ana Carla Fonseca Reis (Brasil), Silvina Freiberg (Argentina), Alejandro Gómez (Argentina), Roberto Gómez de la Iglesia (España), Adrián Lebendiker (Argentina), Jorge Melguizo (Colombia), Ángel Mestres (España), Gerardo Neugovsen (Panamá), Ariel Stolier (Argentina), Jordi Tresserras (España) e George Yúdice (Estados Unidos).
O curso também tem 300 horas/aula e acontece de abril a dezembro de 2016. Mais informações aqui.
Clique aqui para acessar o formulário para inscrição em qualquer um dos três cursos.