Está marcado para o próximo dia 30 de junho, em Brasília (DF), um seminário no qual se reunirão os ministros da Educação e da Cultura, além de especialistas internacionais e representantes da cadeia produtiva do livro no Brasil, para falar sobre a Lei do Preço Fixo. Já no dia 2 de julho, está marcado um debate sobre o tema dentro da programação da FlipMais, em Paraty (RJ).
O evento de Brasília, convocado pela Comissão de Educação do Senado, será aberto às 9h com a mesa ” As políticas de incentivo ao acesso ao livro e à Cultura no Brasil”, que será dividida por Juca Ferreira, ministro da Cultura; Renato Janine, ministro da Educação, e José Castilho Marques Neto, secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL/MinC). Às 10h30, será a vez de ouvir as experiências internacionais na mesa “Lei do Preço Fixo no mundo”, que será comandada por Jean-Guy Boin, diretor-geral do Bureau International de l´Édition Française (Bief); Richard Charkin, presidente da International Publishers Association (Ipa), e Jack Lang, presidente do Instituto Mundo Árabe (Ima).
Para encerrar os debates do dia, acontece a mesa “Panorama do mercado livreiro nacional”, a partir das 13h, com os presidentes CBL, Luis Antônio Torelli; do SNEL, Marcos da Veiga Pereira; da ANL, Afonso Martin; e da Libre, Raquel Menezes; além de Marcos Teles (Livraria Leitura), Julío Cesar da Cruz (Catavento Distribuidora) e do escritor Fernando Morais. O debate acontece no Auditório Interlegis, via N2, Anexo E do Senado Federal.
Em Paraty, o debate acontece no dia 2 de julho, a partir das 14h30, na Casa de Cultura (Rua Dona Geralda, 177 – Centro Histórico), e vai reunir novamente os presidentes da CBL, do SNEL, e da Ipa, além do diretor-geral do Bief. Os ingressos para a programação estarão disponíveis para serem retirados com uma hora de antecedência no local do evento.
*Com informações do Publishnews