Uma delegação chinesa estará em Brasília nesta sexta-feira (12/8), visitando Pontos de Cultura do Distrito Federal. Organizada pelo Ministério da Cultura da China e com o apoio local da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC), a comitiva é formada por 15 integrantes da área cultural, como compositores, coreógrafos, escritores, jornalistas, gestores culturais e especialistas na área de preservação do patrimônio cultural.

“Além de contribuir para fortalecer o entendimento mútuo entre nossos respectivos países, a visita dessa delegação chinesa tem como objetivo conhecer as políticas públicas de cultura desenvolvidas no Brasil, particularmente o Programa Cultura Viva e seus Pontos de Cultura”, explica Renata Monteiro, Diretora de Acesso à Cultura da SCC/MinC.

A visita começa pelo Ponto de Cultura Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Surgido em 2004, o grupo decidiu criar um mito repleto de figuras e elementos do Cerrado, batizado Mito do Calango Voador. Para dar vida às figuras dessa história, criou-se uma pulsada que pudesse trazer à brincadeira um ritmo próprio – nasceu então o Samba Pisado.

Em 2010, a entidade tornou-se Ponto de Cultura com intuito de estender suas oficinas de dança, percussão, de criação de bonecos e bordado. Hoje, com sede na Asa Sul do Plano Piloto, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro conta com mais de 40 figuras criadas para seu teatro de terreiro, e o seu mito vem aumentando com a chegada de novas histórias.

À tarde, o destino será a Cidade de São Sebastião, região administrativa localizada a 30 km de Brasília. A primeira parada será o Ponto de Cultura Ludocriarte. A associação atua na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente, por meio de atividades lúdicas de lazer, arte, cultura e educação não-formal. Em 2005, a entidade montou uma Brinquedoteca Comunitária, que atende crianças e jovens entre 3 e 17 anos.

Como Ponto de Cultura, o principal objetivo do Ludocriarte é fortalecer a cultura da comunidade de São Sebastião, os saberes e conhecimentos populares ligados à transmissão oral, à criação e produção de histórias, envolvendo e capacitando crianças e adolescentes, além dos moradores mais antigos da cidade.

A seguir, a delegação conhecerá o trabalho desenvolvido pelo Ponto de Cultura Congo Nya. A partir da chegada de membros da Fundação Cultural Congo Nya ao Brasil, original da República da Guiana, o grupo chegou ao Distrito Federal em 2002 e estabeleceu-se em São Sebastião.

No DF, várias pessoas se interessaram pelos trabalhos do grupo e também passaram a contribuir voluntariamente com as atividades do grupo, auxiliando na realização de oficinas e cursos como música, percussão, alimentação natural, agricultura orgânica e artesanato.

A visita encerra-se com a apresentação artística dos Pontos de Cultura na Quadra de Esportes da cidade. Além dos visitados, estarão presentes os Pontos de Cultura Tamnoá – grupo de maracatu formado por crianças, jovens e adultos das cidades do Paranoá e Itapoã (DF) – e do Projeto Garatuja – Ponto de Cultura que oferece aulas de dança criativa, balé clássico e reforço escolar para meninas de 10 a 18 anos de São Sebastião.

*Fonte: Site Cultura Viva


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *