Arqueólogos israelenses descobriram o camarote real do teatro privado do Rei Herodes no Herodium, sítio arqueológico da fortaleza do grande monarca judeu descrita pelo historiador Flávio Josefo. Localizado em Gush Etzion, nas proximidades de Jerusalém, o teatro de Herodes foi descoberto há dois anos. Segundo os pesquisadores, o camarote real revela o estilo de vida luxuoso da corte do monarca da Judéia, que viveu entre 73 a.C. a 1a.C.
As escavações do Parque Nacional Herodium são dirigidas pelo prof. Ehud Netzer, sob os auspícios da Universidade Hebraica de Jerusalém. O camarote, que mede oito por sete metros e tem cerca de seis metros de altura, era o espaço central entre um grupo de salas localizadas na parte superior do teatro.
Ricamente decorado, o teatro de Herodes foi construído aproximadamente no ano 15a.C., ano em que Marcus Agrippa, braço direito do imperador romano Augusto, visitou a Judéia.
O trabalho de escavação e preservação do camarote real foi financiado pelo Museu de Israel, que planeja lançar a primeira exposição com os sítios arqueológicos do túmulo de Herodes em 2011.
Mais informações através do link: s://www.jpost.com/Home/Article.aspx?id=188111
*Com informações do Centro de Mídia Brasil-Israel.