Evento reúne autores locais, nacionais e internacionais para troca de experiências. Durante 13 dias, a cidade de Diadema servirá de palco para um dos eventos culturais mais importantes do ano. É que durante toda a segunda quinzena deste mês, de 17 a 30, a cidade irá viver e respirar poesias, contos e romances, com a realização da 1ª Mostra Internacional de Literatura – Poesia & Prosa sob o tema: “Diadema – Território Livre da Palavra”.
Com apoio da Prefeitura de Diadema, Secretaria Municipal de Cultura e o Grupo Palavreiros (formado por participantes de oficinas literárias de Diadema), o evento que inicialmente, pretendia reunir escritores e poetas locais, oriundos das oficinas de criação literária desenvolvidas nos Centros Culturais da cidade, e autores convidados da região, acabou assumindo proporção nacional e internacional. O objetivo é possibilitar o intercâmbio entre autores locais e de outras cidades, promovendo o contato com diversas realidades literárias, além de incentivar e sensibilizar o público infanto-juvenil de Diadema para a leitura e a criação literária.
A mostra reunirá 92 poetas e escritores, ganhadores de prêmios, como o Jabuti e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), entre grandes nomes atuais da literatura nacional, além de autores de Portugal, Cuba, Uruguai e Chile.
Atividades – Não faltarão círculos de leitura, palestras, recitais, debates e oficinas de criação literária com a participação de poetas, escritores e professores universitários de São Paulo e outros estados.
O microfone será aberto a todos os amantes da palavra. Segundo José Geraldo Neres, assessor de literatura da Secretaria Municipal de Cultura e poeta, integrante do Grupo Palavreiros, “Enquanto a mostra acontece, os dez Centros Culturais, distribuídos nas quatro regiões da cidade, continuarão com suas oficinas de literatura, formando nosso público de futuros escritores e poetas”. As oficinas da Prefeitura oferecem noções sobre mitologia, filosofia, criação literária, memória escrita e oral, poesia visual e sensibilização e incentivo à leitura para o público infanto-juvenil.
O evento será aberto ao público, e especialmente, a alunos de letras e pedagogia, estudantes e professores da rede pública municipal e estadual.