Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o diretor do Museum of Modern Art de Nova York, Glenn D. Lowry, diz que ações em parceria com instituições brasileiras são guiadas por interesses artísticos, mas reconhece o aumento de turistas brasileiros no MoMA.

No ano fiscal de 2012 (encerrado em 30 de junho), foram 30 mil bilhetes de entrada comprados por brasileiros, um aumento de 10% em relação a 2011 – a inclusão da língua portuguesa em áudio-guias, em 2013, reflete esse aumento.

Atualmente o MoMA tem 521 obras de artistas brasileiros em sua coleção.

A relação com o Brasil remete a 1939, quando uma obra de Candido Portinari foi adquirida pelo museu, e tem um ponto alto em 1999, quando Paulo Herkenhoff se tornou o primeiro curador latino-americano a integrar seu quadro de profissionais.

Em 2013, a parceria com o país vai se intensificar. A recente retrospectiva da americana Cindy Sherman, uma das mais visitadas do MoMA, chegará à Pinacoteca do Estado de São Paulo, no segundo semestre; e, em 2014, o museu americano recebe uma mostra da brasileira Lygia Clark (1920-1988) e lança em inglês um livro com textos de um dos principais críticos de arte do Brasil, Mário Pedrosa (1900-1981).

Clique aqui para ler a entrevista.

*Com informações do site do jornal Valor Econômico


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *