Com a finalidade de dinamizar o acesso ao conhecimento e incentivar a leitura através de livros para crianças, jovens e adultos, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA pleiteou junto à Editora Record, maior conglomerado editorial da América Latina, a doação de livros para a Bahia. O pedido foi aceito e a contrapartida exigida pela editora foi a viabilização do transporte e distribuição das obras.
Assim, a Fundação Pedro Calmon repassará um total de 160 mil livros, em kits de 400 exemplares, para bibliotecas públicas, comunitárias, pontos de leitura, além de 14 espaços prisionais. Caso fossem comprados, o montante exigiria um total de R$ 5,8 milhões de investimento público. Os 400 títulos compreendem diferentes gêneros, entre os quais literatura, história, infanto-juvenil, livros de psicologia e até autoajuda.
As 374 entidades contempladas, espalhadas pelos 27 Territórios de Identidade da Bahia, começaram a receber a doação nesta segunda-feira (3/9), em suas próprias sedes.
O transporte e a distribuição do montante foram viabilizados com os recursos da Diretoria de Bibliotecas Públicas do Estado (Dibip), setor responsável pela seleção e compra de livros para o acervo das bibliotecas.
As entidades contempladas estão assim divididas: 72 Pontos de Leitura, 14 espaços prisionais, 08 bibliotecas estaduais, 200 bibliotecas municipais, 30 bibliotecas comunitárias e 50 agentes de leitura, totalizando 374 kits, que compreendem 400 títulos de diferentes gêneros.
*Com informações do site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia