Segundo pesquisa do NPD Group feita nos Estados Unidos, o número de compradores de CDs diminuiu em 13 milhões de pessoas no ano passado e o download de canções feito de forma legalizada aumentou 29%. A pesquisa também mostra que o total de internautas que compram música em formato digital já cresceu de 8 milhões, em 2008, para 36 milhões e já responde por 33% de todas as faixas compradas naquele país.

A queda na popularidade do CD aconteceu em todos os grupos demográficos, mas foi maior no caso dos adolescentes e dos consumidores com 50 anos ou mais. “O aumento do número de downloads pagos é um indicativo positivo para a indústria, mas nem todos que deixaram de adquirir CDs estão aderindo à música digital”, destacou Russ Crupnick, analista da área de entretenimento do NPD Group, em comunicado.

Segundo a pesquisa, apenas 58% dos internautas reportaram a compra de CDs ou música digital em 2008. Em 2007, esse percentual havia atingido 65%.

A consultoria responsável pela pesquisa considera que a principal razão para esse quadro é a crise mundial, já que, em tempos de recessão, os americanos tendem a gastar menos com entretenimento. Outra queixa foi o preço dos discos, considerado alto.

Para os entrevistados, a principal vantagem da música digital em relação ao CD é a possibilidade de escolher somente as faixas desejadas.

A pesquisa ouviu 4 mil americanos com idade igual ou superior a 13 anos.

* Com informações da W/News.


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *