Com o tema ‘Para garantir sua diversão neste Carnaval, entre no ritmo certo do direito autoral’, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) promove sua campanha de Carnaval, com o objetivo de esclarecer aos usuários de música sobre a importância do pagamento dos direitos autorais nos bailes e festas carnavalescas.
Como parte da campanha, foram enviadas aproximadamente sete mil malas-diretas da campanha ‘Carnaval 2009’ para diversos usuários de música como promotores de eventos, casas de diversão, escolas de samba, clubes, prefeituras, bares, boates, casas de festas, blocos carnavalescos, trios elétricos, entre outros.
Para a mala-direta foi criada uma caixinha contendo um tubo especial e miçangas para que, após a realização do pagamento do direito autoral pelo usuário de música, as miçangas sejam colocadas dentro do tubo, que se transformará num instrumento musical com som semelhante a um chocalho.
O material também esclarece que o promotor de eventos carnavalescos deve entrar em contato, previamente, com a unidade ou representante do Ecad mais próximo de sua região para solicitar a autorização e pagar a devida retribuição autoral pelo uso das músicas. O pagamento deverá ser feito somente por meio de boleto bancário. Se o usuário não for o organizador do evento, ele deve solicitar ao responsável a cópia do boleto quitado, a fim de evitar ser responsabilizado solidariamente pelo não pagamento do direito autoral.
9Comentários