Com o objetivo de promover ações que contribuam com a ampliação do acesso à produção científica no Brasil, em especial as que promovam novos estudos e pesquisas no campo da cultura e na formação de recursos humanos para o setor, o Ministério da Cultura e a Capes, lançam o primeiro Edital de Seleção Pública para Bolsas de Estudo em Pós-Graduação.

A iniciativa vai ser anunciada na próxima segunda-feira, 10 de novembro, às 9h30, no Auditório Guimarães Rosa do Complexo Cultural do Ministério da Cultura, em Brasília. Na ocasião, estarão presentes os ministros da Cultura e da Educação, Juca Ferreira e Fernando Haddad, respectivamente; dirigentes do MinC, MEC e Capes; e representantes de institutos de pesquisa; além de estudiosos da área, que compartilharão suas perspectivas sobre o edital.

Através do Edital, serão disponibilizadas 48 bolsas, no valor de R$ 1.200,00 (cada), compostos 16 grupos de pesquisa relacionados à área da cultura e escolhidos três projetos de cada um dos grupos.

Segundo Pablo Martins, gerente de Políticas Culturais do MinC, a proposta visa a melhoria, a longo prazo, dos quadros de pesquisadores, artistas e intelectuais, capacitando-os a enfrentar os desafios contemporâneos da cultura. Para ele, o campo cultural é transversal e dialoga com outras áreas como, por exemplo, a tecnologia, mas os programas atuais de pós-graduação não estão preparados para isso. “Nós percebemos que há um vício na academia brasileira em só entender manifestações culturais pelo meio escrito, através de teses. Esse é um paradigma francês. O que queremos é implantar um paradigma norte-americano, pois não há nenhum problema em termos uma pós-graduação em arte e como produto final ser apresentado um vídeo game, um novo instrumento musical e a forma de produzi-los. Nós, com isso, queremos incentivar essa nova ventilação na pós-graduação brasileira”, opina Pablo Martins.

* Com informações do MinC


editor

4Comentários

  • Antonio Borges Neto, 11 de novembro de 2008 @ 15:59 Reply

    Existe a possibilidade para quem já possui mestrado fora (França) fazer uma especialização mais técnica na área do audiovisual.
    obrigado
    Neto Borges

  • Ana Cláudia Vasconcelos, 12 de novembro de 2008 @ 14:43 Reply

    Sou jornalista e tenho especialização em jornalismo cultural. Como posso participar da seleção da bolsa para uma especialização sobre comunicação e patrimônio, com implementaão de oficinas por todo o Brasil?

  • Mauina .Araujo, 14 de novembro de 2008 @ 11:13 Reply

    Gostaria de participar desta selação, acredito que necessito de mais claresa sobre o assunto, como quais as minhas chances, como posso me inscrever e como saberei quais são os cursos de Pós que estão disponiveis. Sou da área de Educação, formanda em Letras com licenciatura plena para Lingua Portuguesa e Lingua Estrangeira e suas respectivas Literaturas. A seleção de bolsa abrange a minha área?

  • Isabel Cristina Ferreira, 15 de novembro de 2008 @ 0:44 Reply

    Meu caso é semelhante ao da Mauina: sou formanda em Pedagogia(para séries iniciais), porém, estou diretamente envolvida com entidades relacionadas a cultura popular e gostaria de obter mais irnformações sobre esta seleção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *