Depois de três edições em Lisboa e sete anos após a última edição no Rio de Janeiro, o Rock in Rio acontece pela primeira vez em Madri desde o último fim de semana, dias 27 e 28/06, e até o próximo, dias 4 a 6/07. A Embratur tem se aproveitado do evento para divulgar o turismo brasileiro.

Durante o Rock in Rio, imagens de destinos turísticos brasileiros são projetadas numa roda gigante com altura similar a um prédio de 12 andares. Diariamente, quatro mil pessoas são convidadas pela Embratur para uma volta em uma das cabines do brinquedo – que possuem até suporte para IPod.

Essa é apenas uma das ações de promoção previstas para o período do evento. As ações de promoção turística do país incluem ainda a campanha “Brasil, eu vou”, com sorteio de viagens, distribuição de brindes na área vip, apresentações culturais e ações de relacionamento com o mercado turístico espanhol e com a imprensa local.
 
Paralelamente aos shows, estão programadas ainda ações de publicidade e marketing, como colocação de sinalizadores na Cidade do Rock; banner no site oficial do evento e exibições diárias de imagens do Brasil nas telas do Palco Mundo e nos telões da área vip e do estande do Brasil.
 
A campanha, que já aconteceu na edição portuguesa, mostra a preocupação do Brasil com a sustentabilidade ambiental. Todos os brindes distribuídos serão ecofriendly, como os chaveiros pet tree (miniatura de árvore dentro de uma cápsula de acrílico que deve ser molhada regularmente e, depois de dois meses, retirada da embalagem e plantada normalmente), as ecobags de algodão cru e o Certificado Carbono Zero, que equivale ao plantio de uma árvore no Brasil.
 
Além de difundir destinos turísticos, a Embratur tem como objetivo divulgar a cultura brasileira na Espanha como forma de consolidar a imagem do pais no mercado europeu, atraindo cada vez mais turistas e divisas. “Um evento de grande repercussão como este é uma oportunidade imperdível para apresentar ao público espanhol um Brasil rico em belezas naturais e diversidade cultural”, afirma Jeanine Pires, presidente da Embratur
 
Mercado Espanhol
 
A Espanha é um dos mercados de altíssima prioridade para promoção dos destinos e produtos turísticos brasileiros, de acordo com as diretrizes do Plano Aquarela – Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil. Foi o 9º país emissor de turistas para o Brasil em 2007, com cerca de 216 mil visitantes.

De acordo com a Demanda Turística Internacional 2006, 42% dos turistas espanhóis tiveram o lazer como motivação da visita ao Brasil e cerca de 96% dos entrevistados manifestaram intenção de voltar ao Brasil. Ainda de acordo com o estudo, as cidades mais visitadas pelos espanhóis a Lazer foram Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Além da participação no Rock in Rio Madri, a Embratur promove outras ações direcionadas ao mercado espanhol, como a realização de seminários e rodadas de negócios, treinamentos para agentes de viagens, apoios a eventos, participação em feiras, fomento a vôos charters, visitas de operadores ao Brasil, assessoria de imprensa e campanhas publicitárias, entre outras ações que contam com o apoio permanente do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) na Espanha. 


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