Mesmo com o adiamento aprovado pelo Congresso, na última terça-feira, dia 17, pelo menos 25% das emissoras de TV nos Estados Unidos cortaram a transmissão do sinal analógico, prejudicando as residências que não se prepararam para a TV digital.
A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) afirmou que 421 estações têm transmissão digital total a partir desta semana. Outras 220 ainda deverão fazer a transição, a partir do desligamento do sinal analógico, incluindo emissoras do Havaí.
Algumas emissoras de TV dos EUA avisaram que, ao contrário da resolução do governo, iriam desativar a transmissão do sinal analógico devido aos custos extras da sua manutenção.
Embora a maioria dos telespectadores do país tenham se preparado para a mudança, algumas emissoras de TV e centrais telefônicas, registraram um fluxo regular de pessoas reclamando, frustradas com o desligamento. Muitos ainda demonstravam dúvidas sobre como obter os cupons para compra de conversores de TV digital ou sobre como efetuar o serviço.
O governo federal dos EUA determinou o final da transmissão analógica para abrir espaço para freqüências de serviços de internet sem fio, emergências via rádio e outros usos.
Originalmente, os sinais analógicos tinham o encerramento programado para ontem, mas o Congresso americano votou para que eles se mantivessem até o dia 12 de junho. Muitas estações, especialmente nas grandes cidades, aceitaram a prorrogação do sinal.
* Com informações da Associated Press