As empresas do setor criativo em Portugal são pequenas, concentram-se na sua grande maioria em Lisboa e, apesar de o país estar em crise, registaram um aumento de emprego, revelou um estudo divulgado na última semana. A informação é do jornal Destak de Lisboa.

“Mesmo no momento de crise que o país atravessa, aumentou o emprego neste setor. Algumas empresas até se expandiram”, disse Mário Vale, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), da Universidade de Lisboa, explicando que esse acréscimo de emprego incidiu especialmente nas áreas fora da capital.

O instituto iniciou em 2010 um estudo para conhecer as dinâmicas criativas de Lisboa e como elas podem contribuir para o desenvolvimento regional. 56,6% do total do emprego criativo está na região de Lisboa e Vale do Tejo. “O setor concentra duas grandes áreas relevantes: publicidade e audiovisual. E a grande maioria das empresas é relativamente pequena, com exceção de rádio e da televisão”, disse Vale.

Essas empresas são constituídas, sobretudo, por homens (59%), que têm majoritariamente (62%) até 40 anos. E é um setor de trabalho “bastante qualificado”, embora tenha bastante mobilidade e seja instável.

O estudo revela ainda que, em 2009, o setor criativo representou 3,8% do emprego em Portugal. “No que se refere ao Valor Acrescentado Bruto e às exportações, representa 2,5% do total da economia nacional”, acrescentou Mário Vale.

*Com informações do Destak Lisboa


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