A pró-reitora de Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e presidente da Associação Alagoana de Profissionais de Biblioteconomia (AAPB), Wilma Nóbrega, visitou municípios do interior de Alagoas para verificar os danos aos acervos das Bibliotecas Públicas atingidas pelas enchentes.
Motivados pela comoção nacional diante da notícia da perda dos acervos da Biblioteca Pública Graciliano Ramos, na cidade de Quebrangulo, profissionais e estudantes de Biblioteconomia colocaram-se à disposição para auxiliar nos procedimentos básicos de conservação preventiva. “Todos ficamos muito sensibilizados e recebemos o apoio de colegas da região Sul que também sofreram catástrofes semelhantes”, explica Nóbrega.
As chuvas também trouxeram prejuízos culturais para os municípios atingidos. Ao desembarcarem nos locais, as equipes ficaram impressionadas com a destruição. “Em Quebrangulo, deparamos-nos com um quadro lamentável. Restaram apenas cerca de 100 livros de um total de 5.000 volumes. Das obras do Mestre Graça, apenas um título, das mais recentes edições”, relata a bibliotecária.
Diante da calamidade, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, já está negociando com o Ministério da Cultura para garantir o apoio federal na recuperação das bibliotecas do interior de Alagoas. A previsão é que, em breve, sejam disponibilizados recursos para reconstruir os acervos.
*Fonte: DUO Informação e Cultura