O Cinema Nosso, escola de audiovisual, dá início ao segundo ano do curso Rio Film School, projeto em que estudantes estrangeiros vêm aprender audiovisual na escola carioca.

No ano passado, o Cinema Nosso consolidou a parceria com a escola Inglesa International Film School para a criação do Rio Film School. A primeira turma foi composta por estudantes do Reino Unido que tiveram aulas práticas no Cinema Nosso e o resultado foi o documentário “A Vida no Ritmo” que fala sobre a música da cidade, em destaque, o funk da Cidade de Deus, Samba da Pedra do Sal e o hip hop da Lapa. O curta participou do “short film corner” do Festival de Cannes desse ano.

Em 2011, o projeto Rio Film School faz parte do Master Film Studies Degree da UCL – University College London, com parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Rio Film Comission.  O Rio Film School pretende atender a jovens estrangeiros, com domínio da língua inglesa, que não possuem experiência e também aqueles que já têm algum conhecimento técnico em cinema.

As aulas começaram nesta segunda-feira (11/7) e terão no total doze alunos de nacionalidade inglesa, francesa e americana, com idade entre 18 e 30 anos, a maioria estudante universitário.

O curso é ministrado por educadores do Cinema Nosso que darão suporte aos alunos para que os mesmos produzam três curtas com os temas: grafite, surf (o poder de socialização) e diversidade cultural (Lapa). Todos esses filmes participam em novembro dos festivais “London Latin American Film Festival”, “London Word Film” e “IDFA Amsterdan Documentary Film Festival”, sendo o último o maior festival de documentário do mundo e, este ano, irá homenagear o Brasil.

Ao longo do curso, alguns profissionais de cinema inseridos no mercado de trabalho vão ministrar palestras para os jovens, como, Leonardo Edde (produtor de Tropa de Elite 2), Rodrigo Letie (produtor de Simonal e Bruna Surfistinha), Leandro Firmino (ator do filme “Cidade de Deus”), Vik Birkbeck  (programadora da Mostra de Documentários do Festival do Rio), Renato Martins (Editor de Soy Cuba O Mamuti Siberiano), entre outros. O cineasta e presidente do Cinema Nosso, Luis Carlos Nascimento, vai falar sobre documentários e irá produzir os filmes com os alunos. Alguns ex-alunos do Cinema Nosso também participam como educadores e produtores.

Sobre a Escola Audiovisual Cinema Nosso – A Escola Audiovisual Cinema Nosso surgiu a partir das oficinas de preparação de elenco para o filme “Cidade de Deus”. O cineasta Luis Carlos Nascimento é quem está à frente da instituição, como diretor e fundador, organizando e capacitando os projetos totalmente gratuitos.

O Cinema Nosso é uma organização sócio-cultural que utiliza a linguagem audiovisual (cinema, TV, animação e vídeo) para fortalecer a educação pública. A escola atende crianças, adolescentes e jovens de camadas populares e/ou estudantes da rede pública de ensino nos municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo.

Nas oficinas realizadas pela instituição, os alunos são estimulados ao diálogo, à criação, à reflexão social e a comunicação entre diferentes classes sociais, uma vez que o Cinema Nosso tem como missão ampliar o universo cultural e contribuir no desenvolvimento do senso crítico de jovens e adolescentes. A Escola Audiovisual Cinema Nosso é patrocinada pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania – Petrobrás e Eletrobrás.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *