Apesar da meta para o aumento do número das salas de cinema no Brasil estar com um resultado bem aquém do planejado, conforme divulgou o jornal O Globo, ao menos as escolas públicas do Distrito Federal estão tendo uma possibilidade maior de acesso, informou a Agência Brasil nesta segunda-feira (21/3).

Beneficiadas pelo Programa Cine Mais Cultura, essas escolas estão recebendo equipamentos audiovisuais de projeção digital para o desenvolvimento de cineclubes. A implementação de salas de cinema nas escolas de ensino médio da rede pública é resultado de parceria entre o Ministério da Cultura, o Governo do Distrito Federal e a Sociedade Amigos da Cinemateca.

No total, 77 escolas da capital federal receberam um kit composto por uma tela de projeção, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de quatro canais, caixas de som e dois microfones sem fio. Segundo o coordenador executivo do Cine Mais Cultura, Frederico Cardoso, a instalação é simples. “O equipamento é de fácil instalação e manuseio. Temos um técnico de plantão para dúvidas, “afirma.

Cada escola seleciona, dentro do catálogo da Programadora Brasil,os filmes de interesse. “Hoje, são mais de 700 títulos, entre curtas, médias e longas metragens brasileiros de todas as épocas, que podem ser solicitados pelo site  www.programadorabrasil.org.br“, explica o coordenador.

A previsão para o início das sessões é o fim deste mês. Em todo o país, são mais de 800 cineclubes implantados por meio de editais e convênios estabelecidos com prefeituras e a sociedade civil. A meta é alcançar a marca de 1,6 mil até o fim do ano. Ao todo, o MinC vai investir pouco mais de R$ 1,3 milhão em equipamentos, além de oficinas de capacitação destinadas aos professores e a representantes da comunidade envolvida com a escola.

*Com informações da Agência Brasil


Jornalista, foi diretora de conteúdo e editora do Cultura e Mercado de 2011 a 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *