Cobertura especial do III Enecult – III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, ocorrido em Salvador, entre os dias 23 e 25 de maio. Cultura e Mercado cobriu o evento em parceria com Carta Maior: a convite da organização do encontro, Carlos Gustavo Yoda esteve em Salvador e assistiu à integra dos debates.

SALVADOR – Cobertura especial do III Enecult – III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, ocorrido em Salvador, entre os dias 23 e 25 de maio. Cultura e Mercado cobriu o evento em parceria com Carta Maior. A convite da organização do encontro, Carlos Gustavo Yoda esteve em Salvador e assistiu à íntegra dos debates.

ENECULT – Políticas culturais e o pensamento multidisciplinar acadêmico
A academia começa a aprender com as transformações culturais contemporâneas e abre espaço para estudos multidisciplinares.
LEIA AQUI

APROVAÇÃO ACADÊMICA – Na era Gil, políticas culturais alcançam visão antropológica da Cultura
Acadêmicos aprovam políticas do ministro da Cultura e afirmam que o governo pela primeira vez abriu espaço para o conhecimento universitário na gestão do setor. Pesquisadores, reunidos no III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, temem, no entanto, pela não manutenção e não continuidade de políticas.
LEIA AQUI

INCLUSÃO DIGITAL – Estudo busca compreender impactos das lan houses em comunidades periféricas
O debate entre os defensores das lan houses como lugar de inclusão digital e os defensores dos telecentros traz novos argumentos a este esforço que deve ser o mais amplo e urgente possível.
LEIA AQUI

INDÚSTRIA CULTURAL – Estudo econômico da cultura é fundamental para elaboração de políticas públicas
O Estado tem um papel vital no fortalecimento da economia da cultura, seja no fomento do desenvolvimento de atividades e expressões, seja na mediação entre os interesses do mercado e da sociedade. Mas, para formular e monitorar políticas, primeiro é preciso compreender a abrangência da chamada indústria criativa e desenvolver estudos profundos sobre o tema.
LEIA AQUI

ENTREVISTA MATTELART – Convenção precisa dos movimentos sociais para partir para a práxis
Introduzir uma apresentação sobre Armand Mattelart não é tarefa fácil sem repetir que o Belga, professor da Universidade de Paris, é um dos mais respeitados estudiosos da comunicação e da cultura. O homem que ensinou o mundo a ler o Pato Donald é um dos mais ácidos críticos do monopólio mundial dos meios de comunicação e da indústria cultural.
LEIA AQUI


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *