Especialistas do Brasil, México, Colômbia e Espanha estarão reunidos a partir do dia 19 de agosto na capital paulista para apresentar experiências de incentivo à leitura e de bibliotecas públicas e comunitárias. Eles participarão do III Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e do III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias.

O evento, que acontece até 21 de agosto, paralelamente à programação da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, ocorrerá no Anfiteatro Elis Regina, no Palácio das Convenções do Anhembi.

O encontro deverá reunir 500 pessoas para compartilhar experiências de incentivo à leitura. Na abertura do Fórum, na quinta-feira (19), às 11h, Maria Luisa Torán irá apresentar o ‘Pacto Andaluz para o livro’. Ela coordenou a implantação do plano integral para a promoção da leitura, entre 2005 e 2010. Já as representantes do Conselho Nacional de Cultura e Artes do México, Emília Pacheco, diretora-geral de Publicações, e Socorro Venegas, diretora adjunta de Fomento à Leitura e ao Livro, apresentarão no dia 20, às 16h, as políticas públicas de livro e leitura.

A experiência colombiana é tema da mesa do dia 21, a partir das 10h, sob o comando de Gloria Palomino, diretora da biblioteca-piloto de Medellín, que coordena todas as ações na área naquela cidade. Os dois eventos terão ainda a apresentação de painéis de ações de livro e leitura de todo o País, sempre às 13h30 e às 18h. São experiências tanto da sociedade civil quanto de governos municipais e da iniciativa privada de incentivo ao livro e à leitura.

No programa consta, também, debates sobre escritores e o desenvolvimento da leitura, com a presença de Moacir Scliar, Ronaldo Corrêa Brito, Ademir Assumpção e Joaquim Maria Botelho, sempre às 14h30.

Durante o evento, será apresentado o 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a pedido do Ministério da Cultura (MinC). De acordo com o representante da FGV e um dos coordenadores da pesquisa, Carlos Augusto Costa, as bibliotecas são o caminho para o desenvolvimento

A programação completa do encontro está no site: www.pnll.gov.br.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura.


contributor

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

2Comentários

  • Daniella Simões, 22 de agosto de 2010 @ 16:02 Reply

    Lendo esse último trecho sobre a opinião de Carlos Augusto Costa "as bibliotecas são o caminho para o desenvolvimento" lembro do "post" de Afonso Borges em seu blog sonoro na Guarani FM que fala que só a leitura educa, independente do meio de transporte. Segue link do post curtinho: sss://www.sempreumpapo.com.br/mondolivro/?p=3276.

  • Germano Gonçalves, 25 de agosto de 2010 @ 13:09 Reply

    Gostaria de apresentar meus trabalhos literário de incentivo à leitura, como faço.
    Meus projetos são eles: O fanzine ruas, O dia do livro na mão e Os estudos livre de literatura.
    Todos realizados na minha região e na nossa Casa de Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *