A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura vem adotando medidas buscando fomentar co-produções e a participação de produtores e diretores brasileiros em eventos internacionais, a fim de que eles estejam preparados para apresentar projetos consistentes também no exterior. Entre essas medidas estão duas iniciativas a serem realizadas nos próximos meses: o prêmio oferecido no 8º DocBsAs, divulgado por Cultura e Mercado em junho , e a coordenação do processo de seleção para a vaga brasileira no ‘pitch’ do mexicano Morelia LAB DOC 2008.

Os produtores de documentários interessados em participar das oficinas e debates do Morelia LAB DOC 2008 podem se inscrever até 15 de agosto de 2008 para um processo de seleção que, no Brasil, será coordenado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

O Festival Internacional de Cinema de Morelia, no México, reunirá documentaristas de toda a América Latina entre 5 e 12 de outubro. O Brasil tem uma vaga entre os 30 participantes das oficinas (17 mexicanos e 13 de outros países da América Latina), que concorrerão a dois prêmios equivalentes a R$ 7.770,00 para o desenvolvimento dos projetos apresentados na inscrição.

O Morelia LAB DOC 2008 vai oferecer aos selecionados a participação nas sessões de oficinas e debates, transporte de ida e volta da Cidade do México para Morelia, além de hospedagem, café da manhã e almoço na cidade. O objetivo do Festival é proporcionar um local de encontro entre documentaristas mexicanos e latino-americanos, gerando reflexão sobre as perspectivas do documentário no México e propiciando intercâmbio de experiências.

No ano passado, a selecionada brasileira foi Suzana Markus (Carabina Filmes, MG), com o longa-metragem de ficção O Homem da Cabeça de Papel. Seu projeto ficou em segundo lugar, ganhando o prêmio de desenvolvimento do Morelia LAB. Foi a primeira participação do Brasil nestas oficinas, que alternam edições para projetos de ficção e documentário.

Inscrições – Até 31 de julho, os interessados devem realizar uma pré-inscrição via e-mail. Até 15 de agosto, os documentos de inscrição – currículo, proposta de documentário, orçamento e carta de motivações – deverão ser enviados à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em formato PDF. Os resultados serão divulgados em 8 de setembro.

Todas as informações podem ser encontradas aqui.

Os nomes dos participantes selecionados estarão disponíveis a partir de 8 de setembro e serão publicados nos portais do MinC, do IMCINE, SOGEM e do Festival Internacional de Cinema de Morelia.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *