Trezentos estudantes de 13 grupos de teatro de escolas públicas e particulares, além de grupos independentes, participam neste fim de semana de workshop com autores renomados, diretores e professores teatrais da Escola Superior de Artes Célia Helena.
O evento faz parte da quinta edição do Conexões, projeto cuja principal atividade é a montagem de peças encenadas por jovens e para jovens, com textos inéditos.
Farão parte do workshop os autores Cássio Pires (de Vigília, encenada no Intercity Festival 2007/Itália) e Cláudia Shapira (indicada aos prêmios Shell, Panamco e Coca-Cola FEMSA); além dos autores ingleses do National Theatre de Londres Nell Leyshon (BBC) e Carl Grose (fundou o Cornish Theatre, de Londres).
Os dramaturgos escreveram peças especialmente para o projeto, que serão encenadas pelos jovens na Mostra de Teatro Conexões 2011, em novembro. Com a orientação desses autores e dos diretores, os estudantes farão a leitura dramática dos textos, conversarão sobre teatro jovem e participarão de oficinas de voz e expressão corporal.
O Conexões é a versão nacional do já consagrado New Connections, concebido há 18 anos pelo National Theatre de Londres, no qual os estudantes passam, ao longo do ano, por um intenso processo de aprendizagem: escolha de textos para encenação, leituras dramáticas, workshop de imersão (fase atual), ensaios e apresentação dos espetáculos na ‘Mostra Conexões de Teatro Jovem’. Em seguida, os textos são publicados em livro e distribuídos para escolas públicas e bibliotecas municipais, com versões em português e inglês.
No Brasil, o Conexões é resultado da parceria entre Cultura Inglesa São Paulo, British Council Brasil, Colégio São Luís e Escola Superior de Artes Célia Helena. Neste ano, ganhou o patrocínio da Vivo. “O projeto tem formato único, que reúne jovens em um intenso processo de aprendizagem do fazer teatro, com cunho educativo. Nesses cinco anos, já produzimos 22 peças inéditas para jovens e quatro livros. O quinto seguirá no final de 2011. Cerca de 800 jovens já foram envolvidos no projeto”, conta Laerte Mello, gerente cultural da Cultura Inglesa.
Segundo Tuna Serzedello, diretor do grupo do Colégio São Luís, durante o processo do Conexões há uma intensa interação entre os jovens participantes. “Eles têm a oportunidade de conhecer outros jovens com realidades bem diferentes das suas”.
New Connections – Existe há 18 anos e já produziu mais de 100 peças teatrais. Na Inglaterra, o projeto reúne, anualmente, cerca de 3.000 jovens de diversos locais do Reino Unido. Atualmente, o projeto também é desenvolvido em Portugal, Noruega, Itália e Geórgia. Muitos destes jovens participantes fazem intercâmbio, como os do grupo Sandbach School, de Londres, que estiveram no Brasil para essa troca de experiências.
Embora o projeto não tenha o objetivo de formar atores, alguns estudantes se profissionalizaram na área, atuando também no cinema, como a atriz indicada ao Oscar Keira Knightley, de Piratas do Caribe e Orgulho e Preconceito.