Em primeiro ano do projeto “Cinemagia”, cerca de 42 munícipios do Estado de São Paulo devem ser visitados; custo está estimado entre R$ 3,5 mi a R$ 4 milhõeswww.culturaemercado.com.br
17/02/2004

Chega de cinema com salas fechadas e ar condicionado. Após o “Cinema no Parque” que projeta filmes nos parques municipais de São Paulo, agora é a vez do projeto “Cinemagia”. Idealizado pelo presidente da Europa Filmes, Matteo Levi, o projeto pretende levar o cinema à população carente do Estado de São Paulo. O cinema pegará estrada em um caminhão com projetor e equipamento de som digitais, tela de projeção de 250 polegadas e uma equipe de profissionais. Os munícipios visatados irão ganhar uma vidioteca equipada com um aparelho de TV de 29 polegadas, um aparelho de VHS, um aparelho de DVD e 50 filmes.

Por meio de parcerias com as prefeituras interessadas, a caravana do “Cinemagia” visita cada cidade por um fim de semana. O objetivo do projeto é proporcionar 14 sessões com filmes diferentes. A expectativa é atender aproximadamente 1,2 mil pessoas por sessão e um total de 67,2 mil espectadores por mês. A prefeitura fica responsável por garantir o local de exibição e a sua segurança, além de ajudar na divulgação. O custo do primeiro ano com a caravana que deverá atingir 42 municípios paulistas está estimado entre R$ 3,5 mi a R$ 4 milhões.

As primeiras cidades que receberam o programa foram Santana do Parnaíba e Itapevi, no interior do Estado. A população teve a oportunidade de conferir filmes como “Central do Brasil”, “Harry Potter”, “A Viagem de Chihiro”, “Do Que as Mulheres Gostam”, “3 Mil Milhas para o Inferno”,“Como Cães e Gatos”, “O Casamento Grego” e “O Filho da Noiva” .

O objetivo principal do projeto é divulgar o cinema brasileiro. O “Cinemagia” tem garantido o direito de exibição de mais de 70 filmes nacionais entre eles “Babilônia 2000”, “Cronicamente Inviável”, “Amores Possíveis”, “Durval Discos”, “Estorvo”, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, “Janela da Alma”, “Nem Gravata Nem Honra”, “Como Nascem os Anjos”, “O Invasor”, “O Quatrilho”, “O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas”, “Pequeno Dicionário Amoroso” e “Villa Lobos”.

A idéia é ampliar o programa por outros Estados Brasileiros e fechar parcerias com escolas estaduias e universidades, incentivando o debate sobre os filmes assistidos entre estudantes e professores. O“Cinemagia” deve fechar uma parceria com a prefeitura de São Paulo e atuar junto aos CEUs (Centros Educacionais Unificados), na periferia de São Paulo.

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