Feira Internacional da Música – Expomusic – superou espectativas e com a implantação da Lei Federal nº 11.769, o setor de instrumentos musicais deverá faturar cerca R$1,2 bilhão, já em 2012.
Sucesso de público, a Feira Internacional da Música, Expomusic, realizada em São Paulo entre os dias 23 a 27 de setembro, recebeu mais de 50 mil pessoas e sentiu aumento de 11% nas negociações, em relação ao ano passado.
O faturamento do setor de instrumentos musicais deve fechar, este ano, em torno de R$600 milhões.
Um novo fator que deve mudar o quadro para melhor é a implantação da Lei Federal nº 11.769, que insere a música no currículo do ensino básico em todo o País. Com a previsão de cinco anos para começar a sentir os resultados da implantação do ensino musical em sala de aula, o mercado de instrumentos musicais e acessórios segue empolgado.
“Essa lei vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Não faltam recursos para a educação neste país. A gente só tem que pressionar”, defende o presidente da Abemúsica, Synésio Batista da Costa que, com a entrada da disciplina no currículo escolar, aposta num crescimento de no mínimo 80% na venda de instrumentos musicais em cinco anos.