O Facebook formou um comitê especial e quer entrar na política. Segundo o The New York Times, a equipe vai apoiar e distribuir dinheiro para candidatos nas eleições dos Estados Unidos de 2012.
Um porta-voz disse ao jornal que o comitê de ação política (PAC) foi incorporado nesta segunda-feira (26/9). Além disso, “o comitê PAC dará aos nossos funcionários uma maneira de fazer sua voz ser ouvida no processo político ao suportar candidatos que compartilhem de nossos objetivos de promover o valor da inovação para nossa economia, enquanto dão ao povo o poder de compartilhar e tornar o mundo um local mais aberto e conectado.”
Não foram revelados mais detalhes sobre o comitê. Serão usados os domínios Fbpac.org e Fbpac.us, registrados recentemente pela companhia.
O Facebook tem aumentado sua presença em Washington desde 2007, quando contratou o primeiro funcionário em Columbia. Hoje o escritório tem mais de dez pessoas e quatro lobistas registrados nos EUA.
Além disso, os gastos com lobistas aumentaram. No 2º trimestre de 2011, a rede social gastou US$ 320 mil, um recorde da empresa de acordo com números do site Center for Responsive Politics.
*Com informações do IDG Now