Um aplicativo para iphone que ajuda o usuário a achar algo que não está procurando, um banco de investimentos virtual, um glossário terminológico para crianças em seis línguas indígenas; um robô que se equilibra em duas rodas utilizando-se de software e hardware livres. Esses são apenas alguns dos quase 400 projetos inscritos na chamada pública do Festival Internacional CulturaDigital.Br.
Durante o mês de setembro, coletivos, ativistas, produtores, organizações, universidades e interessados nos temas do festival apresentaram 365 propostas para a programação do evento, que acontecerá no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, entre os dias 2 a 4 de dezembro.
Além de 230 propostas brasileiras, com grande destaque para iniciativas que atuam com comunidades indígenas e trabalhos desenvolvidos em universidades, a organização do festival se surpreendeu com a grande repercussão da chamada pública no exterior. Mais de 130 propostas provenientes de países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Canadá, Cingapura, Chile, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Holanda, Itália, México, Moçambique, Nova Zelandia, Panamá e Portugal foram inscritas.
As propostas, que vão desde apresentação de uma pesquisa acadêmica até instalações performáticas, foram formatadas em quatro categorias: mostra de experiências, oficinas, encontros de redes e exibições artísticas e vão integrar a programação oficial do evento a partir de uma seleção feita pela curadoria do festival, composta por 10 personalidades de atuação destacada nas áreas temáticas pertinentes ao evento.
Os selecionados serão anunciados no próximo dia 20 de outubro no site www.culturadigital.org.br.
Além da Mostra de Experiências, do Laboratório de Tecnologia, da Mostra de Visualidades e do Encontro de Redes, que serão parcialmente preenchidos com os projetos selecionados por meio da chamada pública, a programação conta ainda com apresentações de figuras de destaque internacional em temas como compartilhamento do conhecimento, inovações na rede e criação colaborativa além de programações artísticas e culturais em parcerias com casas noturnas da cidade do Rio de Janeiro e atividades paralelas realizadas por instituições parceiras, como o ciclo Mosaicos – Pensando a Cultura Digital, que será realizado pelo Sesc-RJ.
O Festival Internacional CulturaDigital.Br é uma iniciativa da Casa da Cultura Digital, cluster criativo sediado na cidade de São Paulo que envolve dezenas de projetos e coletivos que atuam nos mais diferentes eixos da cultura digital no Brasil e no mundo.
Em sua última edição, o evento contou com a presença de personalidades como Gilberto Gil (Brasil), Jamie King (EUA), John Perry Barlow (EUA), Bob Stein (EUA), Jean-Pierre Gorin (França) e Vicent Moon (França), e reuniu mais de 3.500 pessoas na Cinemateca Brasileira em São Paulo.