Em Campos do Jordão e Tatuí, a programação do maior evento de música erudita da América Latina será acompanhada de eventos paralelos e espaços de leituraPor Sílvio Crespo
03/06/2003

A posição de maior evento de música erudita da América Latina já está praticamente consolidada para o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que realiza sua 34ª edição de 5 a 27 de julho. Ao longo da última década, o público vem crescendo anualmente e o nível da programação não decepciona essa demanda ?em média, cada edição recebe 70 mil espectadores. Este ano, para trazer músicos de peso do cenário internacional, selecionar as principais orquestras brasileiras e contemplar 485 bolsistas, serão necessários R$ 2,3 milhões, que ficarão por conta da Nossa Caixa e da Vivo.

Uma das principais novidades nesta edição é a integração do Festival com outros projetos da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. Como parte do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, lançado em 23 de abril, haverá espaços de leitura nos locais dos concertos à disposição do público.

Além disso, o Festival, que acontece nos municípios de Campos do Jordão e Tatuí, cai como uma luva no projeto da secretária Cláudia Costin de priorizar o interior do estado. Músicos do programa Pro-bandas, de incentivo à criação de bandas e quartetos no interior, tocarão ao ar livre em uma programação paralela que se estenderá a outras cidades da região. Um terceiro projeto da Secretaria de Cultura de São Paulo que está na programação do Festival é o Projeto Guri, que ensina música erudita a jovens de baixa renda.

Bolsas
Outra novidade do Festival deste ano é a priorização do seu caráter pedagógico. O número de bolsas concedidas aos jovens instrumentistas aumentou 70% em relação ao ano passado, com um total de 485 pessoas beneficiadas. Os bolsistas farão apresentações durante o festival e o aluno que mais se destacar receberá uma bolsa de estudos no exterior no valor de R$ 24 mil.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *