Londres celebrou no último domingo, dia 6, o 50º aniversário da Bossa Nova com um festival ao ar livre que aconteceu no London’s South Bank. A iniciativa, que teve cerca de 27 mil pessoas presentes, foi apoiada pela Embratur, por meio do Escritório Brasileiro de Turismo no Reino Unido.
Além de apresentações musicais ao vivo, como a do grupo francês Nouvelle Vague e da banda Zeep (antigo Smoke City), a festa contou com uma área dedicada a artesanato, manifestações culturais e culinária brasileira.
“Divulgamos o Brasil como um destino cultural através da ‘Nova Bossa Nova’, um estilo de música mais contemporâneo”, disse o executivo do Escritório Brasileiro no Reino Unido, Glauco Fuzinatto ao comentar sobre a festa.
Um dos objetivos do Festival foi atrair gerações mais jovens e reintroduzir o gênero no repertório desse público. Para isso, artistas europeus e brasileiros interpretaram de maneira contemporânea a Bossa Nova, dando às canções tradicionais arranjos mais atuais.
No último dia 02 de julho, o Guanabara, uma casa noturna brasileira em Londres, fez o lançamento oficial do evento. Nina Miranda foi quem liderou a noite, juntamente com artistas como Rio Jazz, Neil C. Young e Sirius B.
Mercado britânico
O Reino Unido é considerado um mercado de altíssima prioridade, de acordo com as indicações do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil. Em 2007, 176.948 turistas ingleses visitaram o País.