De 03 a 13 de dezembro, a cidade mineira de Cataguases protagoniza o Festival Ver e Fazer Filmes, evento inédito que abrange dois eixos: a produção e a difusão.
Ao mesmo tempo em que promoverá uma mostra de filmes, o festival oferecerá a jovens estudantes da área audiovisual do Brasil, de Portugal e de nações africanas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a oportunidade de realização de um curta-metragem com uma estrutura profissional.
O festival propõe uma competição entre três equipes, cada qual representada por onze alunos de uma Escola de Cinema / Audiovisual, com o desafio de realizar um curta-metragem digital em 10 dias. Os curtas produzidos durante o Ver e Fazer Filmes terão sua estréia no último dia do Festival e serão submetidos a um júri que definirá os vencedores em todas as categorias competitivas. As equipes serão supervisionadas por profissionais do cinema durante toda a produção dos curta-metragens. Para esssa primeira edição, já estão confirmados os profissionais-supervisores Nelson Pereira dos Santos, Zezé Gamboa, Fernando Vendrell, Yurica Yamasaky, Dib Lutfi e Carlos Roberto Araújo Teixeira (Carlão Lenda).
Além da competição, durante o evento serão exibidos filmes dos diretores-consultores convidados do Festival: Fernando Vendrell, de Portugal; Nelson Pereira dos Santos, do Brasil; Zezé Gamboa, de Angola. Haverá também uma mostra emblemática de filmes que influenciaram esses diretores, realizada em sessões comentadas pelos próprios. As exibições contarão com a presença de todos os alunos envolvidos, além da participação do público local.
Desde o mês de setembro e até o final de novembro estão sendo realizadas as oficinas preparatórias para o Festival, em parceria com o SEBRAE-MG, envolvendo 280 pessoas. Nessa primeira etapa realizam-se os cursos de gestão cultural, preparação de atores, figurino, maquiagem, produção executiva para cinema, direção de arte, maquinaria e elétrica, captação de áudio e produção executiva para eventos.
O evento é uma co-produção da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, do Instituto Cidade de Cataguases, e do CINEPORT – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa. O evento tem o patrocínio da ENERGISA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Mais informações podem ser obtidas através dos e-mails imprensacineport@energisa.com.br e fernanda.brasileiro@terra.com.br