A Fundação Getulio Vargas (FGV) iniciou nesta terça-feira, dia 08, a realização de um levantamento que terá como objetivo principal analisar as condições das bibliotecas municipais em todo o país. A iniciativa, que faz parte do Programa Mais Cultura, prevê a entrega dos resultados em dezembro deste ano.

Segundo o MinC, a ação vai contribuir para o aperfeiçoamento da base de dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, além de subsidiar a própria pasta com informações necessárias ao planejamento, ao acompanhamento e à otimização dos investimentos na área de livro e leitura.

A estratégia é contribuir para que o governo federal cumpra a meta de zerar o número de municípios brasileiros sem biblioteca pública municipal. Durante o levantamento, a FGV vai analisar o acervo, os recursos humanos, as condições físicas, a infraestrutura, os equipamentos e a formação de pessoal.

Serão feitas entrevistas em prefeituras, em secretarias municipais de Cultura e de Educação e nas bibliotecas públicas. Além da coleta de dados, será feito um registro fotográfico das instalações.

Entre 2007 e 2008, o Programa Mais Cultura investiu mais de R$ 37 milhões na aquisição dekits para a implantação de bibliotecas públicas em 661 municípios. Cada kit  é composto de 2 mil livros, mobiliário, computador, televisão de 29 polegadas, aparelho de DVD e som.

Outros R$ 14,7 milhões foram investidos na aquisição de kits de modernização de bibliotecas em 410 municípios. Além de acervo, mobiliário e equipamentos, o kit de modernização inclui telecentro digital composto de 11 computadores com acesso à internetbanda larga. A ação conta com o apoio do Ministério das Comunicações

* Com informações da Agência Brasil – Paula Laboissière


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

1Comentário

  • Fique por dentro Cultura » Blog Archive » :: CULTURA E MERCADO :: o blog das políticas culturais. » Blog …, 11 de setembro de 2009 @ 12:19 Reply

    […] kit é composto de 2 mil livros, mobiliário, computador, televisão de 29 … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *