O portal Folha.com informou que vai passar a cobrar pelo conteúdo digital disponibilizado a partir da próxima quinta-feira (21/6). O site deve integrar todo o conteúdo da versão impressa do jornal Folha de S. Paulo, incluindo os colunistas.
Os internautas poderão ler até 20 artigos gratuitamente. A partir do 21º será obrigado a fazer um cadastro, o que dará acesso a mais 20 artigos. Se o internauta quiser ler mais que isso terá que pagar o valor estipulado.
Assinantes do portal UOL terão acesso aos textos do site, mas não à edição do jornal. Até então, parte das notícias estava disponível gratuitamente e assinantes do jornal e do UOL tinham acesso à íntegra da versão online da edição impressa.
A modelo de assinatura para o conteúdo digital (paywall), segue o mesmo formato implantado pelo The New York Times há mais de um ano. A ideia é que o conteúdo seja monetizado tanto pelo anunciante quanto pelo leitor.
De acordo com Antonio Manuel, diretor superintendente do Grupo Folha, o investimento que é feito para a criação desse conteúdo hoje não tem a contrapartida financeira suficiente para compensar. Isso porque, segundo ele, o grande investimento publicitário de web não está nos sites noticiosos.
Os principais concorrentes da Folha, o Estadão e O Globo, confirmaram projetos de cobrar pelo conteúdo que até então é disponibilizado gratuitamente.
*Com informações da Folha Online e do site Meio & Mensagem