Depois de percorrer pelo Brasil, Mostra Itinerante Itaú Cultural Anos 60 é exportada para a França no mês de junho, sob curadoria do professor Jean-Claude BernardetDifusão
Com o objetivo de estimular a reflexão e a discussão sobre a produção audiovisual, o Itaú Cultural vem organizando, nos últimos anos, mostras gratuitas de cinema e vídeo em que são apresentadas obras inéditas e de referência, além de debates e palestras envolvendo o mesmo contexto. Atento à necessidade de levar essa programação para outras regiões do país e para o exterior, o Itaú Cultural elaborou o projeto Mostras Itinerantes, que reúne filmes e vídeos sobre temas específicos do panorama cultural. O projeto é integralmente produzido e financiado pelo Itaú Cultural e tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Sem custos de produção, às instituições parceiras cabem somente o dever de exibir e divulgar os filmes.
Além fronteiras
A primeira cidade fora do Brasil programada para receber a Mostra Itinerante Itaú Cultural Anos 60 é Paris. A exibição ocorrerá entre os dias 4 a 7 de junho, às 20h, na sala Salle de Fêtes (localizada no Mairie de Paris). A efervescência cultural e política que tomou conta do Brasil naquela década está presente na programação que já percorre o Brasil por meio de parcerias articuladas pela instituição e agora é exportada para a França. São dez títulos realizados na época por nomes como Paulo César Saraceni, Arnaldo Jabor e Leon Hirszman, além do documentário ?Sobre Anos 60?, do crítico e curador da programação Jean-Claude Bernardet. Juntos, os filmes propõem a reflexão sobre fatos e valores do período. O próprio Bernardet participará de um debate na abertura do evento, no dia 4 de junho.
Segundo o curador Bernardet, “as transformações e contradições experimentadas pelo cinema documentário dos anos 60 deixaram um legado de liberdade: não havia mais um modelo a seguir, mas o documentarista encontrava-se diante de um extenso leque no qual podia escolher desde a reportagem tradicional até a inserção de cenas de ficção, desde a precisão sociológica até o improviso.”
Itinerário
Na capital francesa, a Mostra Itinerante Itaú Cultural Anos 60 foi exibida na semana passada exclusivamente aos alunos da Universidade Sorbonne Nouvelle, que está atuando como uma das instituições parceiras do projeto. A seguir, percorre as cidades francesas de Evreux (no Lycee du Canadá, de 27 de maio a 1º de junho), Lyon (Universite de Nantes, nos dias 30 de maio e 6, 13, e 20 de junho), Chambourcy (Ass. Sur Lês Chemins de la Difference, dias 8, 15, 22 e 29 de junho), Lyon (Associação Bateau-Brésil, de 20 a 25 de junho) e Bordeaux (Associação Macunaíma, em data a definir).
Mais informações no site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br
Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.