Em entrevista concedida a Assessoria de Comunicação do MinC, o novo presidente da Funarte elogiou a gestão de seu antecessor e afirma que utilizará as boas experiências que teve na área de Cultura no governo paulista para gerir a instituição.
Em entrevista concedida a Assessoria de Comunicação do MinC, o novo presidente da Funarte, Celso Frateschi elogiou a gestão de seu antecessor e afirma que utilizará as boas experiências que teve na área de Cultura no governo paulista para gerir a a instituição.
Questionado sobre a pauta de trabalho para os próximos quatro anos, Celso declarou que “a idéia é traduzir em ação o que o ministro Gilberto Gil coloca como o tripé das políticas do Governo: a Cultura como fator simbólico, a Cultura como cidadania e a Cultura como desenvolvimento econômico”, mas que será um grande desafio colocar a Funarte dentro deste contexto.
Celso afirmou que muitos projetos estão sendo pensados, mas não poderia divulgá-los, pois ainda precisavam de uma definição do Governo e que seu desejo é “participar de um processo coletivo”. Ele ressaltou ainda que a principal idéia é continuar o processo já iniciado pelo antigo presidente da instituição, que é federelizar a Funarte. “A idéia é fazer isso de forma plena criando novas representações da Funarte. Trabalhar pensando nisso não significa jogar para nenhuma outra capital. Se fosse centralizar em algum novo local seria Brasília, que é o centro administrativo do País, mas o objetivo é descentralizar mesmo”.
Frateschi também afirmou que pretende dar continuidade a projetos que já estavam em andamento, tentando ampliá-los, além de trabalhar para “harmonizar as ações da Funarte com o MinC e traçar projetos que respondam essa missão da Funarte que é de estímulo e de fomento à arte no Brasil como um todo”.
Nomeado no dia 28 de fevereiro, Celso Frateschi é ator e diretor teatral com mais de 30 anos de carreira. Na política cultural, já teve experiência como secretário de Cultura em Santo André, na gestão de Celso Daniel e no começo da segunda gestão do PT no município. Na cidade de São Paulo, durante o governo Marta Suplicy, foi nos dois primeiros anos diretor do Departamento de Teatro e, nos dois seguintes, secretário de Cultura.
A posse oficial de Celso Frateschi ao cargo ainda não tem data marcada.
1Comentário