Do antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin ao médico neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, o Fronteiras do Pensamento já teve em suas conferências importantes nomes que tentam entender e explicar a sociedade contemporânea e suas mazelas. Neste ano, o evento leva às suas duas sedes – São Paulo e Porto Alegre – pensadores, cientistas e líderes para discutir o “mal estar das civilizações”.

No entanto, segundo a organização, o foco vai além da alusão ao texto de Sigmund Freud. O objetivo é oferecer respostas, a partir do ponto de vista dos convidados, que “assumem um saudável engajamento prático em relação a importantes questões globais”.

A programação começa com o economista indiano Amartya Sen, Prêmio Nobel de Economia e um dos idealizadores do Índice de Desenvolvimento Humano. Sen irá trabalhar em cima de uma provocação feita por ele mesmo: “o que devemos entender por uma sociedade justa?”. A apresentação do economista acontece no dia 23 de abril, em São Paulo, e no dia 25 de abril, em Porto Alegre.

Em maio, é a vez do cineasta e artista multimídia britânico, Peter Greenaway (no dia 8, em São Paulo) e da ativista indiana Vandana Shiva (no dia 28, em Porto Alegre). Greenaway tem mais de 20 longas-metragens em seu currículo, além de trabalhos para a TV. Já Shiva é PhD em filosofia e vencedora do Right Livelihood Award, uma espécie de irmão do Prêmio Nobel.

A temporada 2012 do Fronteiras do Pensamento também irá receber, ao longo do ano, o arquiteto britânico Cameron Sinclair; o economista e urbanista colombiano Enrique Peñalosa; o filósofo e professor britânico, conhecido por suas tentativas de popularizar a filosofia, Simon Blackburn; o professor e escritor norte-americano Michael Shermer; a patrona do Alzheimer Research Trust, Susan Greenfield; e o diplomata egípcio e Prêmio Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, um dos protagonistas da Primavera Árabe.

Os gaúchos ainda terão a oportunidade de prestigiar, em novembro, o escritor moçambicano Mia Couto, autor de livros como “O Último Voo do Flamingo” e “O Outro Pé da Sereia”, tido como um dos nomes mais importantes da literatura africana contemporânea.

Mais informações sobre a programação e o passaporte para a temporada 2012 estão disponíveis no site www.fronteirasdopensamento.com.br.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *