Nesta quinta e sexta-feira (3 e 4 de maio), o presidente da Fundação Nacional de Artes, Antonio Grassi, participa da 2ª Reunião do Comitê Intergovernamental do Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas, o Ibermúsicas. O evento é realizado na cidade de Iguazú, na Argentina.
Durante a reunião, deverão ser aprovados o Programa Operativo Anual, as convocatórias, a distribuição e a regulamentação do fundo, dentre outras questões. O Brasil é um dos 10 países integrantes do Fundo, que promove a diversidade cultural ibero-americana nas artes musicais.
O Ibermúsicas é um programa multilateral de cooperação técnica e financeira, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento da música acadêmica, tradicional, contemporânea e outras da região ibero-americana. Foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de governo, celebrada em Assunção, no Paraguai, em novembro de 2011.
O programa pretende fomentar a presença e a divulgação da diversidade cultural ibero-americana no âmbito das artes musicais, estimulando a formação de novos públicos na região e aumentando o mercado de trabalho dos profissionais do ramo.
Dez países financiam atualmente o Ibermúsicas: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. A III Reunião do Comitê Intergovernamental do Ibermúsicas está prevista para se realizar em Santiago, no Chile, entre os dias 26 e 28 de setembro.
*Com informações do site do MinC