As seis maiores companhias mundiais de tecnologia firmaram, na última quarta-feira (22/2), acordo com Secretaria de Justiça da Califórnia para oferecer mais informações sobre suas normas de privacidade antes que usuários façam download de aplicativos. O acordo visa proteger os dados pessoais de milhares de consumidores.
O documento assinado por Amazon, Apple, Google, Microsoft, Research In Motion e Hewlett-Packard, obriga também que os programadores que criam softwares usando suas plataformas devem informar que utilizam dados privados antes do aplicativo ser baixado.
Kamala Harris, secretária de justiça da Califórnia, afirma que hoje, 22 dos 30 aplicativos mais baixados não oferecem informações quanto a privacidade, tanto que alguns ainda permitem acesso às agendas de contatos dos usuários. Para Harris, a maioria dos aplicativos móveis não se esforça em explicar ao usuário de que forma suas informações são usadas, e ressalta que “o consumidor precisa ser informado quanto ao que está cedendo”.
O Google afirmou em comunicado que, sob os termos do acordo da Califórnia, os usuários do Android terão “ainda mais opções para tomar decisões no que tange à sua privacidade”. A Apple confirmou o acordo, mas não acrescentou detalhes.
*Com informações dos sites da revista Exame e Tele.Síntese