O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participa, hoje e amanhã, em Chandler’s Cross, Hertfordshire, na Inglaterra, do 3º Zeitgeist Anual da Google, um fórum em que são discutidas tendências e visões para o curto prazo no universo web.
O evento reune pensadores e líderes da indústria da tecnologia e da política, além de publicitários e representantes dos meios de comunicação para explorar e debater, em dois dias, as tendências globais e as novas tecnologias. A palavra Zeitgeist é de origem alemã e significa (numa tradução livre) a atmosfera cultural, moral e intelectual de uma localidade ou área.
Hoje, às 16h, na Sessão 3, batizada de “Copyfight” (um trocadilho com copyright, direitos autorais, que pode ser traduzido como batalha autoral), o ministro Gil participa de uma mesa de discussão sobre direitos autorais e fala sobre as complexidades que surgiram globalmente na rede e o impacto das novas tecnologias sobre os criadores de todas as naturezas.
Nos últimos dois anos, o Zeitgeist reuniu importantes líderes mundiais para debater as tendências que definem o espírito dos novos tempos. Já participaram personalidades como Al Gore, John Chambers, Dick Parsons, David Cameron, Michael Dell, Mark Zuckerberg e Colin Powell. Os palestrantes apresentaram, no evento, pensamentos provocativos e de inspiração, um acontecimento inovador para a Era Digital.