Dirigentes do Ministério da Cultura enviaram carta manifestando solidariedade ao ministro no caso das demissõeswww.culturaemercado.com.br
19/02/2004
Após telefonema de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Gilberto Gil recebeu hoje carta assinada por mais de 30 dirigentes do Ministério da Cultura, em solidariedade a ele. A manifestação refere-se à atitude de Gil na condução da crise causada pela exoneração do ex-Secretário de Desenvolvimento de Programas e Projetos do Ministério, Roberto Pinho. “Consideramos que as decisões tomadas tiveram o sentido claro de unir e fortalecer ainda mais o Ministério da Cultura e sua equipe”, escrevem os dirigentes do MinC, na carta. Leia abaixo a íntegra das manifestações de apoio ao ministro:
CARTA DOS DIRIGENTES DO MINISTÉRIO DA CULTURA AO MINISTRO GILBERTO GIL
Caro Ministro Gilberto Gil,
Após o processo administrativo interno de avaliação do “Programa Cidade Aberta” e a partir de suas conclusões, consideramos que as decisões tomadas tiveram o sentido claro de unir e fortalecer ainda mais o Ministério da Cultura e sua equipe.
O conjunto da instituição agiu exemplarmente nos últimos dois meses, demonstrando uma maturidade, um rigor e uma excelência que renovam a nossa confiança no sucesso do projeto de mudança que nos trouxe ao MinC.
Não vemos neste episódio uma “crise de gestão” ou uma “disputa de poder”, como se tentou caracterizar, mas uma afirmação inequívoca da capacidade da instituição de detectar, analisar e resolver os próprios problemas.
Foi, ainda, uma consagração do compromisso desta equipe com a transparência e a lisura no exercício da administração pública. Estamos, mais do que nunca, confiantes de que é possível combinar eficiência e legalidade na realização do nosso projeto.
A ampliação do acesso do povo brasileiro aos bens culturais, o sentido estratégico das políticas públicas de cultura, a preservação do patrimônio e a promoção da diversidade cultural deixaram de ser um sonho. São uma realidade que já estamos e continuaremos construindo, sob a sua liderança e a do presidente Lula.
Brasília, 19 de Fevereiro de 2003
Antônio Grassi / Presidente da Fundação Nacional de Artes
José Almino de Alencar / Presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa
Juca Ferreira / Secretário-Executivo
Luis Turiba / Chefe da Comunicação Social
Márcio Meira / Secretário de Articulação Institucional
Orlando Senna / Secretário de Audiovisual
Paulo Miguez / Secretário de Políticas Culturais
Pedro Corrêa do Lago / Presidente da Fundação Biblioteca Nacional
Sérgio Abraão / Presidente Interino do IPHAN
Sérgio Mamberti / Secretário de Identidade e Diversidade Cultural
Sérgio Sá Leitão / Chefe de Gabinete do Ministro da Cultura
Sérgio Xavier / Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura
Ubiratan de Castro / Presidente da Fundação Palmares
Copyright © 2001 Cultura e Mercado. Todos os direitos resevados. All rights reserved