A Globo Livros, editora das Organizações Globo, anunciou o lançamento de cinco novos selos que passam a organizar seu catálogo a partir desta semana.
A Biblioteca Azul será voltada a clássicos e obras de alta literatura; a Globo Estilo será destinada a livros que incluem temas como moda, gastronomia e vida prática; a Globinho vai focar em livros infantis e quadrinhos; a Globo de Bolso reunirá as obras do catálogo em formato econômico; e a Principium reunirá os livros de autoajuda da editora, que inclui os best-sellers do padre Marcelo Rossi e obras da autora Leila Ferreira.
Apesar da segmentação, o diretor editorial da casa, Marcos Strecker, explica que não necessariamente cada uma dessas linhas vai expandir. “As mudanças visam tornar mais fácil a identificação e o trabalho comercial, mas nem todas as linhas vão crescer”, explica o executivo, que começou a trabalhar na criação dos selos quando assumiu o posto na editora, em julho do ano passado.
O número de lançamentos em 2012 deve ser semelhante ao do ano passado, em torno de 120 livros. Para Strecker, apesar de autoajuda não ser o foco da casa, o sucesso de Ágape, que vendeu 7,7 milhões de cópias até agora, justifica a inclusão da obra num selo próprio.
A atenção principal continuará na marca Globo Livros, que publicará ficção e não ficção – como reportagens, biografias mais pop e obras de história. Ainda fazem parte do acervo da marca os livros policiais reunidos na Coleção Amarela, antiga série da casa que está sendo recriada. A Globo Livros também será responsável pelos guias Lonely Planet e por graphic novels, através do subselo Globo Livros Graphics.
*Com informações da Publishnews