Após sete anos de batalhas legais, o Google chegou a um acordo com a Associação Americana de Editoras (AAP, na sigla em inglês) para oferecer versões digitalizadas de livros e jornais protegidos por direitos autorais na sua biblioteca online – Library Project. A informação é do caderno Link, do jornal O Estado de S. Paulo.
Segundo nota publicada no blog da empresa, as editoras norte-americanas podem escolher entre manter disponíveis ou remover suas publicações do Library Project, que agrega diversas bibliotecas para incluir livros e jornais no Google Books. Outros termos do acordo não foram divulgados.
O Google digitalizou cerca de 15 milhões de livros e, em 2005, foi processado por cinco editoras integrantes da AAP: McGraw-Hill Companies, Pearson Education, Penguin Group (EUA), John Wiley & Sons e Simon & Schuster. Em um acordo anterior, concordou em pagar US$ 125 milhões aos autores que tiveram seus livros digitalizados e localizar e compartilhar receitas com autores de obras que ainda seriam digitalizadas.
O novo acordo não influencia o atual processo que o Google enfrenta com a Authors Guild, organização que representa os escritores.
Clique aqui para ler a matéria completa.
*Com informações do Link (Estadão.com) e da Folha Online