Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, o Ministério das Comunicações, está trabalhando em uma alteração no PPB (Processo Produtivo Básico) para as empresas produtoras de TVs e conversores para TV Digital.
Segundo Roberto Pinto Martins, secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, a idéia é que as empresas tenham metas de produção de TVs com conversores integrados e que esse percentual em relação à produção total vá crescendo ao longo dos anos. O secretário estima que em cerca de 90 ou 120 dias a proposta – cujos detalhes não foram revelados – esteja finalizada.
Com o plano o Ministério das Comunicações pretende aumentar a adoção da TV digital nos lares brasileiros. “Este será o ano da grande expansão. Os conversores já atingiram um preço competitivo e a adoção se dará em ritmo acelerado. Este ano o sinal digital deverá chegar a todas as capitais e às maiores cidades”, declarou o secretário em matéria publicada pelo Portal Tela Viva. A idéia do ministério é incentivar a compra de conversores ou de TVs com conversor integrado até a Copa de 2010 da África do Sul. Até 2013 todas as localidades onde existe sinal de TV analógica devem ter também o sinal digital. A previsão para o desligamento do sinal analógico é 2016.
* Com informações do Portal Tela Viva.
1Comentário